terça, 17 de julho de 2018

Mercado Imobiliário

Fiança é utilizada em 80% das locações em MS

21 DEZ 2010Por Edivaldo Bitencourt03h:00

A fiança é a modalidade utilizada por 80% das imobiliárias de Mato Grosso do Sul, segundo o presidente do Secovi, Marcos Augusto Neto. Os inquilinos podem recorrer ao seguro fiança e ao depósito caução para alugar imóveis residenciais e comerciais no Estado.

O mais comum é a imobiliária exigir um fiador, que seja proprietário de um ou dois imóveis. Neto alerta que a Justiça garante a execução do imóvel, mesmo sendo residencial e único bem da família, desde que esteja na garantia do pagamento do aluguel. Após muita polêmica, o Supremo Tribunal Federal garantiu que a casa dada como garantia do pagamento do aluguel não está livre da penhora ou execução.

A segunda modalidade mais usada, mas considerada cara, é o seguro fiança. Neste caso, o inquilino contrata uma seguradora para garantir o pagamento da locação pelo período de 12 meses. A terceira opção é o depósito caução, por meio do qual, o locatário efetua o depósito de três meses do aluguel para garantir o pagamento.

A quarta é o fundo imobiliário, que decolou por falta de regulamentação e de interesse no mercado imobiliário nacional. O Cartão Aluguel da Caixa pode concorrer diretamente com seguro fiança, de acordo com Marcos Augusto Neto. "Ele vai simplificar o seguro fiança", explica. (EB)

Leia Também