Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

TEATRO

Festival estadual será aberto em São Gabriel

10 DEZ 2010Por Thiago Andrade00h:23

Tem início hoje mais uma edição do Festival Sul-mato-grossense de Teatro, que acontece em São Gabriel do Oeste neste ano. Sendo o evento teatral mais tradicional do Estado, chegando a sua 29ª edição, é organizado pela Federação Sul-mato-grossense de Teatro (Fesmat). A cidade, localizada a 138 quilômetros ao norte de Campo Grande, receberá 13 espetáculos até domingo. Em razão da falta de espaços teatrais, as apresentações acontecerão no Centro Catequético e no Centro Comunitário Tradição e Amizade.

“É um problema enfrentado em grande parte dos municípios, a falta de anfiteatros e teatros. Mas, não é por isso que vamos deixar de oferecer cultura, arte e entretenimento a eles”, descreve Jair de Oliveira, presidente da Fesmat. Para ele, a principal característica do festival é a itinerância. “Levamos espetáculos para diversas cidades que não recebem uma peça há anos. É um trabalho de formação de plateias e discussão sobre a condição desta arte no Estado”, aponta.

Reunindo grupos profissionais e amadores, o Festival Sul-mato-grossense de Teatro foca o diálogo entre artistas. Participam desta edição, Teatral Grupo de Risco, Companhia Adote, Senta que o Leão é Manso, Teatral Palco, Prisma e Insanatórios e Furia, Movimento Livre, de Rio Verde de Mato Grosso, Libertarte, de Rio Verde, e União de Atores, de Dourados. Todos concorrem aos prêmios de Melhor Espetáculo Adulto e Melhor Espetáculo Infantil no valor de R$ 1 mil. Participam do júri, a diretora Pamela Duncan, Murilo Esse, ambos de São Paulo, o diretor Roberto Carlos, do Recife, e Anderson Bernardes, de Campo Grande.

Leia Também