Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

FITO

Festival de Teatro de Objetos abre amanhã na Capital

24 NOV 2010Por Da Redação17h:20

As apresentações do Fito (Festival Internacional de Teatro de Objetos) começam amanhã, a partir das 16 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, e prosseguem até domingo (28/11), também a partir das 16 horas. A estrutura que vai abrigar os espetáculos já está pronta, faltando apenas pequenos detalhes que estão sendo feitos por operários e técnicos. “O trabalho de montagem da estrutura teve início no domingo (21/11) e nesta quarta-feira (24/11) estão sendo finalizando os detalhes do acabamento”, disse o diretor-técnico do evento, Ricardo Reichmann, lembrando que o evento é uma promoção do Sesi.

Durante quatro dias, cerca de 60 pessoas trabalharam na montagem da estrutura que é cheia de detalhes. “Em todos os lugares onde o Fito se apresentou fizemos o mesmo cronograma, quatro dias para trabalhar na montagem e azeitar todos os detalhes, quatro dias de espetáculos e um dia para a desmontagem da estrutura”, disse Ricardo Reichmann, completando que a estrutura abriga dez salas de teatro, um palco, uma praça de alimentação, um espaço para a exposição de objetos, além de toda a cenografia do grupo de teatro XPTO, de São Paulo (SP), que já está na Capital. “Essa finalização dos detalhes do acabamento e a cenografia são os mais demorados”, explicou.

O diretor de teatro José Lorena ressaltou que as apresentações do Fito serão iniciadas sempre às 16 horas com o desfile de objetos gigantes ao som do show de uma banda local, prosseguindo até as 22 horas. Idealizado pela curadora do Fito, Lina Rosa, o projeto promove a democratização da cultura sob um formato inteligente e único. “O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a platéia”, explicou.

O Fito

Pouco explorada no Brasil, a modalidade de teatro de objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. No total, o festival, que irá promover 76 apresentações com 15 companhias oriundas do Brasil, Argentina, Israel, Itália e França, sendo que, além das apresentações, inclui ainda uma feira de objetos e o espaço Fito Foto. O ambiente montado no Albano Franco terá cinco salas para espetáculos nacionais e internacionais, sendo três delas com capacidade para receber até 200 pessoas e duas com capacidade para 50 espectadores.

Leia Também