domingo, 22 de julho de 2018

CUIDADO REDOBRADO

Festas de fim de ano trazem armadilhas disfarçadas na web

22 DEZ 2010Por Cleidson Lima00h:33

Fim de ano é um prato cheio para os hackers que enviam pragas virtuais. Com as festas de aproximando, os criadores de phishing, scammers e hackers preparam-se para atacar com mensagens novas, perfeitas e com diferentes técnicas de coleta de dados. Portanto, os consumidores devem ficar atentos e se preparar para as fraudes e scams.

Segundo a Sonicwall, empresa especializada em soluções de segurança de rede e proteção dos dados, durante o período de festas, na pressa de comprar presentes, os consumidores acabam se distraindo e deixam de tomar precauções básicas. E os criadores de phishing e scams estão à espreita. Este ano, o maior alvo é o Facebook. Infelizmente, as pessoas não se dão conta da extensão dos danos até que seja tarde demais. Um novo “amigo” do Facebook o chama para um divertido jogo de festas que o leva a sites “interessantes”.  

Para se proteger durante este período de festas, selecionamos algumas dicas para evitar as nove principais ameaças do período:  

1. Compras e pagamentos
Um grande perigo! Phishing para obter mais informações como o número do seu cartão de crédito é muito comum nesta época. As ameaças phishing se disfarçam em grandes nomes do mundo on-line como a Amazon.com, eBay e o PayPal, mentindo que “foi impossível processar a sua transação por cartão de crédito” ou que são necessários mais detalhes para processar a transação. Certifique-se de que o site é seguro e idôneo antes de fornecer o número do seu cartão. Não confie em um site apenas porque ele diz que é seguro

2.    Ofertas especiais
Todo ano aumenta o número de ofertas de criadores de spam. As pessoas podem se deparar com campanhas spam do tipo “Oferta Especial” ou “Desconto Especial” nas suas caixas de entrada que, na verdade, não têm nada a ver com ofertas de festas. Tome cuidado, pois isso pode ser a um cavalo de Tróia. Nunca compre nada anunciado em um e-mail não solicitado. Confira se a oferta que você recebeu é idônea conferindo o site da sua loja preferida. Se você responder a uma oferta idônea, use um endereço de e-mail para as pessoas que você conhece e um outro email para demais finalidades. Nunca responda a ofertas suspeitas, pois isso irá confirmar seu endereço.

3. Ameaças sociais
Os aplicativos de mídia social são os principais destinos de navegação. Com o acesso ao Facebook e MySpace agora à disposição nos dispositivos móveis, os clientes conseguem subir e compartilhar fotos e outras informações facilmente. Cuidado com as solicitações de “amigos” para ver fotos, ofertas especiais e convites para “jogar”. Você pode ser vítima de um malware ou ameaça phishing. Cuidado, os criadores de phishing estão usando mídia social para spams porque estão coletando nomes. Mude as configurações de privacidade do seu Facebook e configure-as de acordo com as suas necessidades; é fundamental ter cuidado com quem vê as suas informações.

4. Cartões de desconto
Com os consumidores tentando gastar, mas também economizar nessas férias, os cartões de desconto são uma ótima pedida. Porém, cuidado antes de comprar, verifique se o site e o cartão de descontos são legítimos. Confira com a loja e use PayPal para fazer a compra. Caso o site peça que você faça uma ordem de pagamento ou não aceite PayPal nem cartão, há risco de você se dar mal.

5.Cartões falsos
Durante o período d festas, aumenta o número de cartões de boas festas eletrônicos. Clique em um e-card ou vídeo e você será direcionado para um link onde será solicitado a baixar o Adobe Flash, outro tipo de animação ou PDF. Mas isso também pode significar a instalação de malwares no seu computador. Independentemente de você conhecer ou não o remetente – assuma que links suspeitos, vídeo em Flash, animação ou qualquer cartão PDF, documento ou fatura podem ser maliciosos ou perigosos.

6. Entregas falsas
Este tipo de phishing (conhecido como “Bredlow” ou “Falso antivírus”) assume a forma de um aviso simpático da UPS, FedEx , DHL ou, no caso do Brasil, dos Correios e Telégrafos, com o serviço Sedex.

Normalmente a mensagem de e-mail inclui frases como “Tentamos entregar a encomenda, mas não conseguimos localizá-lo. Clique aqui para reagendar a entrega”.

Quando você clica é instalado um código malicioso no seu computador que coleta informações pessoais. Assim como com qualquer transação on-line, nunca clique em links que chegam sem solicitação. Quando fizer compras ou negócios on-line, vá diretamente para o site da empresa digitando o URL em vez de clicar em um link.

7. Jogos e vídeos
As pessoas devem ficar atentas às mensagens do tipo “clique aqui” que acompanham jogos e vídeos com motivos natalinos, como o jogo Elf Bowling. Não abra links suspeitos. Eles podem ativar malwares. No caso de vídeos, a pessoa pode ser solicitada a ativar um plug-in e aguardar que um applet java seja baixado. Normalmente um vídeo falso que esconde um malware.

8.Busca no Google
Embora o Google e outros mecanismos de busca tomem precauções para eliminar URLs que contenham malwares, as buscas com palavras-chave comuns como “Natal” podem trazer malwares. Por exemplo, a busca por “cartões de Natal gratuitos” pode levar a links que iniciam um ataque de malware. Certifique-se de que o sistema seja sempre atualizado com a proteção antivírus e os patches de segurança mais recentes.

9. Ataques pós-festas
Os criadores de scam ou scammers concentram suas armas nos meses de novembro e dezembro, os picos de compras, para coletar endereços de e-mail de vítimas em potencial que serão atacadas em janeiro. Na verdade os cavalos de Tróia estão à espreita durante novembro e dezembro. É bem possível que as pessoas que compraram on-line só percebam que foram vítimas de fraude na segunda e terceira semanas de janeiro — quando chegam as faturas dos cartões de crédito das compras efetuadas em dezembro.

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