terça, 17 de julho de 2018

CORUMBÁ

Festa começa com atrações para todo gosto

5 MAR 2011Por DIÁRIO ON LINE00h:00

A maior festa popular de Corumbá e do Centro-Oeste brasileiro começou efetivamente nesta sexta -feira, 04 de março. As atrações são inúmeras: Jardim da Folia; desfile de blocos de sujos; baile popular; exposição de fotos; roda de samba no Porto Geral; descida dos blocos independentes; desfiles de escolas de samba; blocos; cordões e carnaval cultural. Tudo isso em apenas cinco noites, tem para todos os gostos.

A noite de ontem, talvez a mais popular de todas, foi dos blocos de sujos. O Cibalena, mais tradicional da cidade levou toda sua irreverência desfilando pelas ruas da cidade até chegar à Passarela do Samba. Para muitos, o carnaval corumbaense só começa depois que mais de 5 mil pessoas - média de público que o bloco arrasta - "cibalenaram" pela Avenida.

Surgido do encontro de um grupo de amigos em um bar na esquina das ruas Cáceres e Dom Aquino Corrêa, no final dos anos 70, o Cibalena é conhecido pela inversão de papéis. Os homens ficam livres e deixam "aflorar" o lado feminino, usando as mais extravagantes combinações. Vestidos; mini-saias e perucas são indispensáveis na transformação, que ainda recebe uma excessiva dose de maquiagem.

As mulheres, que nos primeiros anos do bloco, saíam acompanhando namorados; noivos e maridos - na maioria das vezes para recolher os pedaços de fantasias que se perdiam pelas ruas - agora, participam cada vez mais da festa e não fogem à regra: vestem roupas masculinas; bermudões; gravatinhas e barba pintada no rosto, ou até mesmo postiça. A sexta-feira ainda terá baile popular na praça Generoso Ponce, com animação da banda "Koisa Samba", a partir das 23 horas.

Para hoje, sábado, dia 05, a folia começa cedo, às 10h, com uma Roda de Samba no Porto Geral. A festa momesca vai até o distrito de Albuquerque, com baile infantil e show baile animados pela banda Destaque. Mas a noite será marcada pelo início dos desfiles de rua. A partir das 21h, os onze blocos oficiais se apresentam na Passarela do Samba formada pela rua Frei Mariano e avenida General Rondon. Farão o já tradicional desfile em "L" os blocos: Praia, Bola e Cerveja; Olodum; Oliveira Somos Nós; Bola Preta; Arthur Marinho; Vitória Régia; Nação Zumbi; Águia da Vila; Flor de Abacate; Clube dos Sem e Os Intocáveis. Depois segue a folia com o baile popular.

O domingo, 06 de março, terá como principal atração o desfile das cinco escolas de samba do Grupo de Acesso. A partir das 20h30min passarão pela Avenida: Imperatriz Corumbaense; Marquês de Sapucaí; Unidos da Major Gama; Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá. A Imperatriz Corumbaense, agremiação estreante, não disputa o título. Será avaliada pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) para que a partir de 2012 brigue pelo campeonato.

As quatro escolas do Grupo Especial desfilam na segunda-feira, dia 07. Com início marcado também para 20h30min, a disputa pelo título de campeão do carnaval corumbaense será entre Mocidade Independente da Nova Corumbá; Unidos da Vila Mamona; A Pesada e Império do Morro (atual bicampeã).

A terça-feira, 08 de março, além das atrações diárias como Jardim da Folia e Roda de Samba; terá como destaque a histórica apresentação dos cordões carnavalescos, a partir das 20 horas. Se apresentarão para o público o Flor de Corumbá; Cravo Vermelho; Paraíso dos Foliões e Cinelândia. Logo depois acontece o chamado Carnaval Cultural com desfiles de Corso; do bloco do Frevo; Ala das Pastoras; Ala dos Marinheiros; bloco das Bruxas e bloco dos Palhaços. Fechando a noite acontece o baile popular na praça Generoso Ponce com animação do cantor Leandro Lehart.

A quarta-feira de Cinzas, dia 09, contará com almoço para entrega do "Prêmio Esplendor do Samba", promovido pelo Diário Corumbaense e Liesco. A apuração dos desfiles dos cordões; blocos oficiais e escolas de samba está marcada para 16 horas na avenida General Rondon.

Todas as noites de Carnaval contam com o Jardim da Folia, no Jardim da Independência, das 18h às 23h. As atrações são banda de Sopro; pierrô canoeiro; passeio de canoa no lago; palhaços para brincar com as crianças; palhaços cenográficos para fotografias; exposição fotográfica Carnaval de Todos os Tempos e praça de alimentação.

Fonte: Diário Corumbaense (www.diarionline.com.br).

Leia Também