Cidades

CORUMBÁ

A+ A-

Festa começa com atrações para todo gosto

Festa começa com atrações para todo gosto

DIÁRIO ON LINE

05/03/2011 - 00h00
Continue lendo...

A maior festa popular de Corumbá e do Centro-Oeste brasileiro começou efetivamente nesta sexta -feira, 04 de março. As atrações são inúmeras: Jardim da Folia; desfile de blocos de sujos; baile popular; exposição de fotos; roda de samba no Porto Geral; descida dos blocos independentes; desfiles de escolas de samba; blocos; cordões e carnaval cultural. Tudo isso em apenas cinco noites, tem para todos os gostos.

A noite de ontem, talvez a mais popular de todas, foi dos blocos de sujos. O Cibalena, mais tradicional da cidade levou toda sua irreverência desfilando pelas ruas da cidade até chegar à Passarela do Samba. Para muitos, o carnaval corumbaense só começa depois que mais de 5 mil pessoas - média de público que o bloco arrasta - "cibalenaram" pela Avenida.

Surgido do encontro de um grupo de amigos em um bar na esquina das ruas Cáceres e Dom Aquino Corrêa, no final dos anos 70, o Cibalena é conhecido pela inversão de papéis. Os homens ficam livres e deixam "aflorar" o lado feminino, usando as mais extravagantes combinações. Vestidos; mini-saias e perucas são indispensáveis na transformação, que ainda recebe uma excessiva dose de maquiagem.

As mulheres, que nos primeiros anos do bloco, saíam acompanhando namorados; noivos e maridos - na maioria das vezes para recolher os pedaços de fantasias que se perdiam pelas ruas - agora, participam cada vez mais da festa e não fogem à regra: vestem roupas masculinas; bermudões; gravatinhas e barba pintada no rosto, ou até mesmo postiça. A sexta-feira ainda terá baile popular na praça Generoso Ponce, com animação da banda "Koisa Samba", a partir das 23 horas.

Para hoje, sábado, dia 05, a folia começa cedo, às 10h, com uma Roda de Samba no Porto Geral. A festa momesca vai até o distrito de Albuquerque, com baile infantil e show baile animados pela banda Destaque. Mas a noite será marcada pelo início dos desfiles de rua. A partir das 21h, os onze blocos oficiais se apresentam na Passarela do Samba formada pela rua Frei Mariano e avenida General Rondon. Farão o já tradicional desfile em "L" os blocos: Praia, Bola e Cerveja; Olodum; Oliveira Somos Nós; Bola Preta; Arthur Marinho; Vitória Régia; Nação Zumbi; Águia da Vila; Flor de Abacate; Clube dos Sem e Os Intocáveis. Depois segue a folia com o baile popular.

O domingo, 06 de março, terá como principal atração o desfile das cinco escolas de samba do Grupo de Acesso. A partir das 20h30min passarão pela Avenida: Imperatriz Corumbaense; Marquês de Sapucaí; Unidos da Major Gama; Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá. A Imperatriz Corumbaense, agremiação estreante, não disputa o título. Será avaliada pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) para que a partir de 2012 brigue pelo campeonato.

As quatro escolas do Grupo Especial desfilam na segunda-feira, dia 07. Com início marcado também para 20h30min, a disputa pelo título de campeão do carnaval corumbaense será entre Mocidade Independente da Nova Corumbá; Unidos da Vila Mamona; A Pesada e Império do Morro (atual bicampeã).

A terça-feira, 08 de março, além das atrações diárias como Jardim da Folia e Roda de Samba; terá como destaque a histórica apresentação dos cordões carnavalescos, a partir das 20 horas. Se apresentarão para o público o Flor de Corumbá; Cravo Vermelho; Paraíso dos Foliões e Cinelândia. Logo depois acontece o chamado Carnaval Cultural com desfiles de Corso; do bloco do Frevo; Ala das Pastoras; Ala dos Marinheiros; bloco das Bruxas e bloco dos Palhaços. Fechando a noite acontece o baile popular na praça Generoso Ponce com animação do cantor Leandro Lehart.

A quarta-feira de Cinzas, dia 09, contará com almoço para entrega do "Prêmio Esplendor do Samba", promovido pelo Diário Corumbaense e Liesco. A apuração dos desfiles dos cordões; blocos oficiais e escolas de samba está marcada para 16 horas na avenida General Rondon.

Todas as noites de Carnaval contam com o Jardim da Folia, no Jardim da Independência, das 18h às 23h. As atrações são banda de Sopro; pierrô canoeiro; passeio de canoa no lago; palhaços para brincar com as crianças; palhaços cenográficos para fotografias; exposição fotográfica Carnaval de Todos os Tempos e praça de alimentação.

Fonte: Diário Corumbaense (www.diarionline.com.br).

"08 de janeiro"

Operação Lesa Pátria chega na 26ª fase, com mais 3 alvos em MS

Em Mato Grosso do Sul a Polícia Federal cumpre três dos 18 mandados totais de busca e apreensão, mirando tanto financiadores quanto os próprios vândalos

16/04/2024 09h09

Prédios públicos foram vandalizados no dia 8 de janeiro Arquivo

Continue Lendo...

Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Federal cumpre mais três mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, dos 18 totais expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em mais uma fase da Operação Lesa Pátria. 

Além dos três mandados em Mato Grosso do Sul, os demais são para os seguintes Estados: 

  • Rio Grande do Norte (1);
  • Santa Catarina (1);
  • Pará (4);
  • São Paulo (1);
  • Minas Gerais (3);
  • Espirito Santo (4);
  • Tocantins (1) 

Nessa 26ª fase estão sendo mirados alvos suspeitos de financiarem a violência e dano generalizado que aconteceram em 08 de janeiro de 2023, em Brasília (DF), mas também os investigados pelos atos de vandalismo aos imóveis, móveis e objetos do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional. 

Ainda conforme a Polícia Federal, nos mandados constam a determinação pela "indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados". 

As investigações - que seguem em curso nessa operação permanente - estimam que os danos causados ao patrimônio público somem valores que chegam a R$ 40 milhões. 

Mais de 1.400 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público após os atos de oito de janeiro, com mais de 130 já condenadas em fatos investigados que configuram os seguintes crimes: 

  1. Abolição violenta do Estado Democrático de Direito,
  2. Golpe de Estado,
  3. Dano qualificado,
  4. Associação criminosa,
  5. Incitação ao crime,
  6. Destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Alvos locais

Como já abordado pelo Correio do Estado, em busca dos incentivadores, executores e financiadores dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, a Operação Lesa Pátria lista dois nomes de destaque do Mato Grosso do Sul entre as 25 fases anteriores. 

Em 11 de maio de 2023 a 11ª fase da operação cumpriu 22 buscas e apreensões nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Os alvos foram empresários, fazendeiros e pessoas com registro de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs).

Nessa décima primeira fase, além do produtor rural Geraldo César Killer, de Bauru (SP), apareceu o empresário Adoilto Fernandes Coronel, de Maracaju (MS), que já havia sido apontado como financiador dos protestos golpistas pela Advocacia-Geral da União (AGU). 

Depois, no dia 5 de setembro, mais suspeitos de financiarem os atos golpistas de 8 de janeiro foram alvos da PF na 16ª fase da Lesa Pátria. 

Entre os alvos de destaque estavam o filho do ex-prefeito de Birigui (SP) Wilson Borini, Rodrigo Borini; uma socialite de São Paulo chamada Marici Bernardes e Rodrigo de Souza Lins, deputado estadual suplente em Mato Grosso do Sul pelo PRTB.
**(Com informações Estadão Conteúdo)

 

Assine o Correio do Estado

Fronteira

Azul anuncia voos diretos para Assunção, no Paraguai, a partir de dezembro

Atualmente, a capital paraguaia tem entre dois e três voos diários para o Brasil, todos eles operados pela Gol e pela Latam

15/04/2024 21h00

Alto volume da dívida da Azul com os arrendadores de aviões decorre de uma negociação feita no início da pandemia Arquivo/ Correio do Estado

Continue Lendo...

A Azul Linhas Aéreas anunciou, na tarde desta segunda-feira (15), que começara a operar voos para Assunção, no Paraguai, a partir de quatro cidades brasileiras: Campinas (Viracopos), Curitiba, Florianópolis e Recife.

O início da operação está marcado para dezembro, com aeronaves Embraer E-2, com capacidade para 136 passageiros, ou Airbus A320, para 174 passageiros.

Atualmente, a capital paraguaia tem entre dois e três voos diários para o Brasil, todos eles operados pela Gol e pela Latam a partir no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A Azul ainda não divulgou os horários e a frequência dos voos. A companhia informou, apenas, que os voos que partem de Viracopos e Curitiba serão regulares, enquanto os de Florianópolis e Recife serão sazonais -operados apenas durante a alta temporada de verão.

"Esta nova rota surgiu a partir de uma provocação da Embratur, que nos cantou a bola de que a conexão com o país poderia ser melhor estudada e desenvolvida", disse Vitor Silva, gerente de planejamento e estratégia da Azul, durante o anúncio da nova rota, em um evento de turismo em São Paulo.

Também presente no anúncio, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou que a importância do Paraguai também como origem de turistas. Segundo ele, em 2023 houve um aumento de 19% no fluxo de paraguaios para o Brasil, que se tornou o quarto maior emissor de turistas para o Brasil. "Esse fluxo, entretanto, acontece principalmente por via terreste", disse.

Assunção será o oitavo destino internacional na malha da Azul, que também voa para Orlando e Miami, nos EUA; Punta del Este e Montevideo, no Uruguai; Paris, na França; Lisboa, em Portugal e Curaçao, no Caribe. A companhia ainda não divulgou

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).