Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CORUMBÁ

Festa começa com atrações para todo gosto

5 MAR 11 - 00h:00DIÁRIO ON LINE

A maior festa popular de Corumbá e do Centro-Oeste brasileiro começou efetivamente nesta sexta -feira, 04 de março. As atrações são inúmeras: Jardim da Folia; desfile de blocos de sujos; baile popular; exposição de fotos; roda de samba no Porto Geral; descida dos blocos independentes; desfiles de escolas de samba; blocos; cordões e carnaval cultural. Tudo isso em apenas cinco noites, tem para todos os gostos.

A noite de ontem, talvez a mais popular de todas, foi dos blocos de sujos. O Cibalena, mais tradicional da cidade levou toda sua irreverência desfilando pelas ruas da cidade até chegar à Passarela do Samba. Para muitos, o carnaval corumbaense só começa depois que mais de 5 mil pessoas - média de público que o bloco arrasta - "cibalenaram" pela Avenida.

Surgido do encontro de um grupo de amigos em um bar na esquina das ruas Cáceres e Dom Aquino Corrêa, no final dos anos 70, o Cibalena é conhecido pela inversão de papéis. Os homens ficam livres e deixam "aflorar" o lado feminino, usando as mais extravagantes combinações. Vestidos; mini-saias e perucas são indispensáveis na transformação, que ainda recebe uma excessiva dose de maquiagem.

As mulheres, que nos primeiros anos do bloco, saíam acompanhando namorados; noivos e maridos - na maioria das vezes para recolher os pedaços de fantasias que se perdiam pelas ruas - agora, participam cada vez mais da festa e não fogem à regra: vestem roupas masculinas; bermudões; gravatinhas e barba pintada no rosto, ou até mesmo postiça. A sexta-feira ainda terá baile popular na praça Generoso Ponce, com animação da banda "Koisa Samba", a partir das 23 horas.

Para hoje, sábado, dia 05, a folia começa cedo, às 10h, com uma Roda de Samba no Porto Geral. A festa momesca vai até o distrito de Albuquerque, com baile infantil e show baile animados pela banda Destaque. Mas a noite será marcada pelo início dos desfiles de rua. A partir das 21h, os onze blocos oficiais se apresentam na Passarela do Samba formada pela rua Frei Mariano e avenida General Rondon. Farão o já tradicional desfile em "L" os blocos: Praia, Bola e Cerveja; Olodum; Oliveira Somos Nós; Bola Preta; Arthur Marinho; Vitória Régia; Nação Zumbi; Águia da Vila; Flor de Abacate; Clube dos Sem e Os Intocáveis. Depois segue a folia com o baile popular.

O domingo, 06 de março, terá como principal atração o desfile das cinco escolas de samba do Grupo de Acesso. A partir das 20h30min passarão pela Avenida: Imperatriz Corumbaense; Marquês de Sapucaí; Unidos da Major Gama; Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá. A Imperatriz Corumbaense, agremiação estreante, não disputa o título. Será avaliada pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) para que a partir de 2012 brigue pelo campeonato.

As quatro escolas do Grupo Especial desfilam na segunda-feira, dia 07. Com início marcado também para 20h30min, a disputa pelo título de campeão do carnaval corumbaense será entre Mocidade Independente da Nova Corumbá; Unidos da Vila Mamona; A Pesada e Império do Morro (atual bicampeã).

A terça-feira, 08 de março, além das atrações diárias como Jardim da Folia e Roda de Samba; terá como destaque a histórica apresentação dos cordões carnavalescos, a partir das 20 horas. Se apresentarão para o público o Flor de Corumbá; Cravo Vermelho; Paraíso dos Foliões e Cinelândia. Logo depois acontece o chamado Carnaval Cultural com desfiles de Corso; do bloco do Frevo; Ala das Pastoras; Ala dos Marinheiros; bloco das Bruxas e bloco dos Palhaços. Fechando a noite acontece o baile popular na praça Generoso Ponce com animação do cantor Leandro Lehart.

A quarta-feira de Cinzas, dia 09, contará com almoço para entrega do "Prêmio Esplendor do Samba", promovido pelo Diário Corumbaense e Liesco. A apuração dos desfiles dos cordões; blocos oficiais e escolas de samba está marcada para 16 horas na avenida General Rondon.

Todas as noites de Carnaval contam com o Jardim da Folia, no Jardim da Independência, das 18h às 23h. As atrações são banda de Sopro; pierrô canoeiro; passeio de canoa no lago; palhaços para brincar com as crianças; palhaços cenográficos para fotografias; exposição fotográfica Carnaval de Todos os Tempos e praça de alimentação.

Fonte: Diário Corumbaense (www.diarionline.com.br).

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Projeto de privatização da Eletrobras chega ao Congresso em novembro

ECONOMIA

Índice de Confiança do Empresário Industrial fica estável pelo 3º mês

ECONOMIA

Intenção de consumo das famílias cresce pelo terceiro mês

BRASIL

Governo libera orçamento de universidades federais

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião