Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

EVENTO

Feira Central recebe Campeonato de Robótica no dia 30

24 OUT 2010Por MS NOTÍCIAS14h:44

No dia 30 de outubro (sábado), das 14 às 22 horas, a Feira Central será palco para a realização do Campeonato de Robótica, resultado do Projeto Promove Engenhar. Participam oito equipes formadas por alunos de cinco escolas estaduais: Dr. Arthur de Vasconcellos Dias, José Maria Hugo Rodrigues, Padre João Greiner, Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira e Professora Joelina de Almeida Xavier.

          O campeonato consiste na execução de tarefas autônomas por robôs projetados, montados e programados pelos alunos de cada escola envolvida. “Cada tarefa deve ser executada sem interferência humana, com os robôs tomando decisões do que fazer a partir dos sinais recebidos por sensores”, explica o professor Mauro Conti Pereira, coordenador dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Mecânica da UCDB. 

          Mauro é o coordenador do projeto Promove – Engenhar, realizado pela UCDB em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, escolas de ensino médio da Capital, Associação de Pais e Mestres (APM), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).O objetivo do projeto éaproximar alunos do ensino médio de escolas públicas da Capital dos conceitos de engenharia, aplicar os conceitos de Engenharia no ensino de ciências nas escolas de ensino médio, desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis e contribuir na inclusão digital.         

          O projeto envolve ainda a comunidade escolar nas ações de preservação do meio ambiente e inovações tecnológicas. O evento também terá uma apresentação dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Agronomia da UCDB sobre o projeto de captação de águas pluviais, seu controle de qualidade e uso numa horta, inclusive com distribuição de folhetos e mudas.Participam os cursos de Agronomia, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Sanitária e Ambiental, da UCDB.

          O professor Mauro explica que há um treinamento de professores e alunos para desenvolver o uso de robótica para auxiliar o ensino de ciências no ensino médio, e um dos alvos do projeto é atrair mais alunos para os cursos de graduação na área de Ciências Exatas. O projeto recebe verba de fomento da Finep, por meio da chamada pública MCT/Finep/FNDCT - Promove - Engenharia no Ensino Médio, de 2006. O projeto foi iniciado em meados de 2007. 

          Para o campeonato de Robótica, serão utilizadas peças de kits Lego Mindstorm de robótica, mas os conceitos de sensores, atuadores e lógica de programação são semelhantes aos de robôs profissionais usados em indústrias ou em resgates e exploração, onde se requer repetibilidade ou em ambientes hostis aos seres humanos, explica o professor Mauro.

Leia Também