Terça, 20 de Fevereiro de 2018

ESPORTE

Federação Internacional escolhe Brasil para três mundiais de judô em quatro anos

1 NOV 2010Por Uol Esportes22h:58

A Federação Internacional de Judô (FIJ) anunciou nesta segunda-feira que o Brasil receberá no espaço de quatro anos três campeonatos mundiais da modalidade. Salvador será a sede da competição por equipes de 2012 e São Paulo e Rio de Janeiro receberão os mundiais individuais de 2013 e 2015, respectivamente.

A decisão das sedes foi anunciada pelo presidente da entidade, Marius Vizer, após eleição do Comitê Executivo da entidade. O Brasil já realizou dois mundiais: 1965 e 2007, ambos no Rio de Janeiro.

Com isto, o país se torna chave na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, pois o Mundial individual é o evento do calendário FIJ que mais distribui pontos no ranking mundial e olímpico da modalidade.

“O judô brasileiro já tem consolidado o seu espaço no cenário internacional. Trazer três mundiais num espaço de apenas quatro anos comprova a força do nosso judô, que com sua estrutura e inovações, faz com que a Federação Internacional tenha plena confiança na nossa capacidade de realização e entrega dos eventos”, afirmou Paulo Wanderley, presidente da Confederação brasileira de Judô (CBJ).

Salvador desbancou na disputa três candidatos: Amsterdã, na Holanda, Londres, na Inglaterra, e Dubai, nos Emirados Árabes. “O Mundial de Equipes em Salvador comprova a vocação da cidade para o judô, que neste ano realizou uma grande festa na Copa do Mundo de Equipes”, afirmou o mandatário da CBJ.

“São Paulo é o celeiro de grandes atletas e o Campeonato Mundial nunca tinha sido organizado nesta metrópole. Ter novamente o Mundial no Rio de Janeiro, um ano antes as Olimpíadas de 2016, é fundamental para o Brasil”, completou.

Leia Também