Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

Finanças

Faturamento da AOL despenca 26% no trimestre

3 FEV 2011Por Terra19h:08

A AOL divulgou lucro melhor que o esperado, mas uma redução acentuada na receita, atingida por quedas em vendas de espaços publicitários e assinaturas de acesso discado à Web.

A AOL teve lucro de US$ 66,2 milhões no quarto trimestre ante ganho de US$ 1,4 milhão um ano antes, quando teve despesas de US$ 106 milhões com reestruturação. O presidente-executivo, Tim Armstrong, tem tentado transformar a empresa em um centro de mídia e entretenimento, mas a companhia enfrenta dificuldades para aumentar vendas publicitárias enquanto investidores fogem da ação.

As ações da companhia acumulam perda de 12% nos últimos três meses, ficando abaixo da performance do índice amplo Standard & Poor's 500. No quarto trimestre, a receita com publicidade caiu 29%, para 331, US$ 6 milhões. O faturamento com assinaturas recuou 23%, para US$ 235,9 milhões.

No geral, a receita caiu 26%, para US$ 596 milhões. Apesar da cifra estar acima dos US$ 587,5 milhões esperados por analistas, a elevada queda reflete os problemas que a AOL tem enfrentado em um mercado de publicidade online dominado pelo Google. O Google, líder do mercado de busca na Web há uma década, divulgou em janeiro altas trimestrais de quase 30% no lucro e na receita.

A AOL se separou da Time Warner há pouco menos de um ano. Desde então a empresa tem se envolvido em uma série de vendas, lançamentos e aquisições, incluindo a compra do influente blog de tecnologia TechCruch por cerca de US$ 30 milhões.

A empresa dedicou US$ 50 milhões para construir a Patch, uma rede de sites de comunidades locais que soma 500 este ano. Mais recentemente, a AOL redesenhou sua home page e fechou acordos com celebridades como a modelo brasileira Gisele Bundchen e Heidi Klum.

Leia Também