Sábado, 17 de Fevereiro de 2018

Fátima do Sul testa eleição biométrica

2 OUT 2010Por 01h:10

O município de Fátima do Sul, na região da Grande Dourados, será uma das cidades brasileiras que terá o sistema biométrico de votação, implantado em 2008 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nestas eleições serão 60 cidades em 23 estados utilizando o sistema. Fátima tem tem 14.425 eleitores.
No sistema biométrico, além de apresentar um documento com fotografia para poder votar, o eleitor ainda precisa ser identificado na urna pela impressão digital. A expectativa do TSE e da Justiça Eleitoral de Fátima do Sul é que os eleitores levarão em média dois minutos para concluir a votação.
A previsão é feita em cima da média do tempo gasto pelos eleitores das cidades em que o sistema foi utilizado de forma experimental em 2008, que foi de 31 segundos, quando era preciso votar apenas para prefeito e vereador. Agora serão seis votos (presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual).
O chefe do cartório de Fátima do Sul Flávio Alexandre Martins Nichikuma disse que a votação deverá transcorrer sem problemas porque a maioria dos eleitores se familiarizou com o sistema na última eleição. (FD)

Leia Também