Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

Bahia

Farol da Barra, o mais antigo da América, é aberto ao público

20 MAI 2011Por Folha20h:30

Construído em 1698, o Farol da Barra, apontado pela Marinha como o mais antigo das Américas, passou a ser aberto ao público nesta semana em Salvador (BA).

O farol era a única parte do complexo militar Forte Santo Antônio da Barra, um dos cartões-postais mais conhecidos de Salvador, que estava fechado à visitação. A visita ao local foi aberta em 1998.

A estrutura foi construída depois que um naufrágio vitimou 500 pessoas no local, que tinha sinalização ruim, conta Reuben Bello Costa, administrador do museu.

Agora, mais de 300 anos após sua inauguração, o visitante pode subir a torre de 22 m do farol. A altura equivale a um prédio de sete andares. Para chegar ao topo, é preciso encarar uma escadaria em caracol, de 81 degraus.

"É uma puxada", afirma André Moraes Ferreira, encarregado do serviço de sinalização náutica do leste, sobre o trajeto.

Segundo ele, a construção começou a ser adaptada há um ano com tinta antiderrapante, luzes e redes de proteção nas janelas para dar segurança ao público.O ingresso custa R$ 10 (inteira).

Farol da Barra, o mais antigo da América, é aberto para visitação do público em Salvador (BA)
Do alto, o visitante pode ver a Baía de Todos os Santos e tem contato com o maquinário francês de 1890 que compõe as lentes de cristal usadas no farol.

O equipamento, usado até hoje, tem 3,5 m de altura e 1,8 m de diâmetro e pode ser visto por navegantes que estejam no mar a uma distância de no máximo 70 km.

As visitas vão das 8h30 até o pôr do sol, quando o farol entra em funcionamento.

Para o presidente da Saltur (órgão responsável pelo turismo em Salvador), Cláudio Tinoco, a iniciativa deve trazer um aumento de até 15% no total de visitantes. Somente no primeiro dia, na última quarta-feira, o farol teve 653 visitantes.

Leia Também