terça, 17 de julho de 2018

MINA NA NOVA ZELÂNDIA

Famílias esperam contato com mineiros

20 NOV 2010Por Da REUTERS15h:12

As equipes de resgate neozelandesas ainda não conseguiram fazer contato com os 29 mineiros presos após uma explosão numa mina de carvão na sexta-feira, informou a agência de notícias Reuters. A presença de gases letais impediu uma tentativa de resgate no sábado, 24 horas depois do incidente. Testes de qualidade do ar foram feitos nos poços de ventilação, intensificando a espera angustiante das famílias e amigos dos mineiros, que têm faixa etária entre 17 e 62 anos.

O prefeito do distrito de Grey, que informou aos membros da família sobre os perigos do gás, disse que a frustração foi começando a se mostrar. "Há um pouco de raiva, há um pouco de desespero. Foi o encontro mais emocionante até agora", disse Tony Kokshoorn à agência Reuters. "As pessoas não estão falando sobre o pior, mas eu posso ver isso em seus rostos."

A explosão foi provavelmente causada por gás metano, disse em uma entrevista coletiva Peter Whittall, chefe-executivo da empresa Pike Rio em Greymouth, a cidade mais próxima à mina na costa acidentada do Sul da Ilha Oeste. "Os testes de qualidade do ar a partir de amostras colhidas nesta manhã foram inconclusivos", disse Whittall a repórteres, acrescentando que os testes continuam.

Leia Também