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Família L200 Triton cresce na linha 2013

26 JUN 12 - 03h:00ig

A revolução das picapes médias no mercado brasileiro agora tem mais uma militante. É a linha 2013 da Mitsubishi L200 Triton, que passou por uma bateria de modificações, assim como já ocorreu neste ano com suas concorrentes Nissan Frontier, Toyota Hilux, Volkswagen Amarok e até com a veterana Chevrolet S-10 – está faltando apenas a nova Ford Ranger.

Como as rivais, a L200 mudou por força das normas do Proconve, que exige motores a diesel de menor emissão, e incorporou mais equipamentos para seguir a evolução do gosto dos clientes nesse ramo, cada vez mais apurado.

O aspecto visual do utilitário tem sutis novidades apenas na versão de topo HPE e no modelo aventureiro Savana, que volta a figurar no menu de camionetes da Mitsubishi Motors – a família ainda contempla as novas configurações GL, GLS e GLX. Nessas opções, o veículo exibe uma nova grade frontal pintada de preto, para-choques redesenhados e grupo óptico renovado. Não são, todavia, mudanças que saltam aos olhos, é preciso reparar com atenção.

Na cabine o aspecto “novo” é mais evidente. Os destaques são os bancos, com novo formato e estofamento mais refinado, e a central multimídia com tela de LCD embutida no painel, com funções de áudio e GPS com mapas do Brasil e orientação em português brasileiro. No mais, outros pontos de modificações ficam por baixo da “lata”.

Evolução que se sente

Montadoras falam muito sobre reforços estruturais e melhorias de suspensão quando lançam nova linha de um veículo. No entanto, torna-se algo muito subjetivo, pois sentir a evolução desses itens em simples test-drives exige muita sensibilidade do motorista e um ambiente propício. A Mitsubishi não só fez essas alterações na L200 2013, como também conseguiu demonstrá-las durante a apresentação do produto em sua pista em Mogi Mirim (SP), que mistura um imenso circuito off-road com um autódromo de nível internacional.

Para sentir as melhorias no chassi da L200, que segundo a marca ficou 70% mais rígido em flexões e 50% em torções, os engenheiros da montadora pediram aos jornalistas para pisarem fundo no circuito off-road em todas as situações. Isso inclui curvas, retas e até enormes lombadas de terra, que faziam as picapes decolarem com as quatro rodas do chão. Foi um tanto divertido e instrutivo, pois percebemos a boa rolagem e a firmeza da carroceria em pisos difíceis e em situação extrema.

Já a evolução na suspensão é gritante. A divisão brasileira da marca retrabalhou as respostas do conjunto de forma a diminuir os movimentos da carroceria e, por consequência, tornar a picape mais estável. O chamado “efeito secundário” dos amortecedores, aquela típica balançada da carroceria após passar por uma lombada, foi drasticamente reduzido.

Outro ponto interessante é a ação dos amortecedores Full Displacement. Esse componente, uma espécie de válvula de contenção, reduz de forma radical a tendência da suspensão em se projetar com velocidade em buracos e depressões no solo. Para testar essa evolução a Mitsubishi pediu para acelerarmos até 80 km/h e passarmos (sem piedade) com as rodas sobre uma enorme cratera (capaz de enterrar meio pneu). O resultado é surpreendente: sente-se apenas um leve balanço, como se fosse um simples buraco, e o mais importante, elimina-se a forte pancada lateral do pneu na base do buraco, que, dependendo da força, pode quebrar toda a suspensão.

Motor “higienizado”

Uma reprogramação na central eletrônica do motor 3.2 16V turbodoesel reduziu os índices de emissões da L200 nas versões equipadas com esse bloco – a marca também vende a versão HPE com motor 3.5 V6 flex de 205 cv. A alteração, porém, diferentemente do que houve na concorrência, não alterou a performance do bloco, que segue rendendo 170 cv e 35 kgfm de torque máximo. Já o câmbio pode ser manual ou automático.

Na prática, a L200 acelera mais com vigor do que suavidade, já que o torque máximo de 35 kgfm, a “patada” do motor, aparece muito cedo, logo em 2.000 rpm, e segue além dos 4.000 rpm. A tração pode ser facilmente alterada de 4x2 para 4x4 com a picape a até 100 km/h, mas para o engate da caixa de redução é preciso estacionar. Os modelos GLS, HPE e Savana ainda vêm o sistema LSD Hydrid, um diferencial traseiro com escorregamento limitado que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de força.

Com esse item, a camionete fica ainda mais hábil a superar obstáculos em pisos escorregadios e em diferentes graus de inclinação vertical ou lateral. Ao acionar a tração 4x4 também entram em ação os freios ABS com “função off-road”, que diminuem o espaço de frenagem na terra.

Resumindo, a L200 recebeu alterações para agradar ainda mais a quem já gosta do produto e quer um novo e também para atrair mais clientes para as lojas da Mitsubishi, de preferência os que frequentam outras marcas. É uma boa picape em um universo hoje bastante competitivo com opções que se adaptam a diferentes bolsos e gostos.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

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