quinta, 19 de julho de 2018

PESQUISA

Falta de iniciativa é principal dificuldade para contratação

21 OUT 2010Por Infomoney19h:48

Falta de experiência, de conhecimento da área ou de um determinado idioma e distância entre a empresa e a moradia são alguns dos motivos indicados pelos profissionais quando não são aprovados em processos seletivos. Mas, para as empresas, quais são os principais motivos?

Um estudo realizado pela Quorum Brasil revela que, para 31,3% dos executivos, o maior problema para contratar um profissional é a falta de inciativa do candidato. Em seguida, aparecem a falta de experiência, com 25,5%, e formação inadequada para o cargo, com 18,8%.

Os entrevistados citaram ainda ausência de formação do profissional para o segmento de atuação da empresa, indicado por 14%. Já 6,9% apontaram a postura do candidato e apenas 3,4% disseram ser o desconhecimento de outros idiomas.

“Surpreendentemente, o desconhecimento de outros idiomas não aparece como um dos grandes problemas para se contratar profissionais nos diferentes níveis”, declara a Quorum Brasil.

Análise por nível
Os dados apontam ainda que os executivos afirmam que há dificuldades em contratar pessoas de todos os níveis profissionais. O destaque foi a contratação de profissionais em cargos de alta gerência e diretoria, cuja a nota indicada foi quatro. Vale destacar que nota um representa grau de dificuldade muito grande e a 10, facilidade em contratar.

Os cargos ocupados por profissionais com nível Superior com foco técnico receberam nota 4,7. Na sequência, estão pessoas com nível Superior com foco comercial e técnico operacional, com notas 5 e 5,9, respectivamente.

Os profissionais com nível técnico administrativo e ajudantes e auxiliares foram considerados os menos difíceis para contratar. Eles receberam nota 7,1 e 7,7, na ordem.

Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado entre agosto e setembro de 2010. No total, foram feitas 117 entrevistas com executivos e empresários de empresas de todos os portes.
 

Leia Também