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Facebook tem programa de apoio a pequenos empresários brasileiros

14 MAR 14 - 07h:18Terra

Há muito tempo as grandes empresas já investem no Facebook como ferramenta de comunicação, mas muitos pequenos empresários brasileiros ainda relutam em colocar seus negócios nas rede social por falta de familiaridade com a tecnologia. Pensando nisso, a companhia de Mark Zuckerberg decidiu criar um programa de apoio especialmente voltado para os pequenos empreendedores de um dos países com o maior número de usuários na rede – dos 1,23 bilhão espalhados pelo mundo, 83 milhões são brasileiros.

Assim nasceu o programa Rota do Sucesso, que auxilia o empreendedor a publicar uma página de sua compania na rede social. Para participar é preciso preencher um formulário com dados da empresa. Depois, o empresário terá suporte telefônico de especialistas do Facebook durante um mês, para ajudar na criação da página. O custo do serviço é de R$ 50 por dia.

“É um ganha-ganha”, afirma Patrick Hruby, diretor de negócios para pequenas e médias empresas do Facebook para a América Latina. Segundo ele, o programa, que também é uma assessoria de negócios, existe há mais de um ano e tem uma grande demanda.

Hruby, no entanto, lembra que é possível fazer a página na rede social sem nenhuma assessoria e sem dinheiro. “Há várias ferramentas gratuitas para que o empreendedor consiga atingir seus futuros clientes. Temos vários cases de sucesso”, ressalta o executivo.

Planejamento
Antes de sentar na frente do computador para criar a página do seu negócio, no entanto, o empresário precisa levar algumas coisas em consideração. A consultora de comunicação digital Mirna Nóbrega aconselha que o primeiro passo é saber se a empresa está preparada para manter uma conversa diária e pública com o seu consumidor. “Se a resposta for sim, é preciso decidir quem será o responsável por esta demanda”, diz e acrescenta que o empresário deve pensar se irá contratar uma empresa ou terá alguém entre seus funcionários para atuar internamente.

É preciso conhecer os objetivos da empresa. “Analise o que os concorrentes estão fazendo e levante as páginas que serão referências de linha editorial, comunicação digital e atendimento ao público”, acrescenta Mirna. Mariana Ditolvo, gestora Web da MDigital, do Grupo Máquina PR, concorda: “O primeiro passo é diagnosticar, depois monitorar e planejar. Em terceiro, contemplar as postagens com frequência”.

Hruby informa que as ferramentas a serem usadas dependem do objetivo do negócio. Por exemplo: o dono de uma padaria quer que o cliente vá até o estabelecimento, já o objetivo de um e-commerce é direcionar o usuário ao site para efetuar a comprar.

Informação
Um ponto imprescindível é saber como a empresa que se comunicar nas redes sociais. “Ao criar a página, o empresário deve lembrar-se de que ela é uma extensão ativa do seu negócio”, alerta Hruby. Enfatiza ainda que o horário de atendimento e os contatos devem estar sempre atualizados. Fotos precisam ser atualizadas com imagens e temas que façam com que o usuário se identifique com a marca. “Interaja com seus clientes. É muito importante ser autêntico em suas mensagens e responder àqueles que pedem informações sobre o seu negócio. O seu trabalho não termina ao postar algo, mas sim ao interagir com seus clientes na plataforma”, alerta Hruby.

A frequência das mensagens é crucial. “Não adianta se empolgar nos primeiros meses e depois abandonar as páginas e perfis. Não esqueça que o atendimento online precisa ser uma preocupação. Cuidado com as respostas e não deixe o cliente sem atendimento. Mesmo que não faça SAC 2.0, você precisa direcionar o público para o canal em que ele possa ser devidamente atendido”, diz Mirna.

Mariana acrescenta que é preciso monitorar quem são os influenciadores e saber identificar a audiência. É interessante buscar uma maneira diferenciada para se comunicar com eles. “Sempre estude os resultados. Qual é o conteúdo de maior interesse? O que gerou mais crítica? Qual é o melhor horário para fazer as postagens?”, exemplifica Mariana.

Investimento
“Dependendo da rede social escolhida – no caso, o Facebook - é preciso planejar o investimento em mídia para impulsionar a página”, analisa Mirna. A produtora de conteúdos para redes sociais Natália Farah trabalha com pequenas empresas e diz que vale à pena investir um pouco mais para destacar um post de uma promoção, por exemplo. “Quem investe mais, tem mais retorno”, comenta Natália. Acrescenta que gastando entre R$ 12 ou R$ 200 é possível aumentar o número de usuários que veem o post, que pode até variar de 3 mil a 5 mil pessoas. “É aumentar o ‘boca-a-boca’ virtual”, explica Natália e assinala que quando investe alguns reais e promove um post no Facebook observa maior retorno de clientes.

Hruby explica que é possível usar uma ferramenta de segmentação e definir as características das pessoas que interessam ao seu negócio. Para isso, é preciso digitar o valor que pretende investir e o Facebook dirá imediatamente quantos usuários sua mensagem irá alcançar. “Por exemplo, você pode direcionar seus posts para as pessoas que vivem nas proximidades da empresa”, revela.

Ser pão-duro na hora de investir em comunicação pode causar prejuízo em vez de economia. É preciso ter alguém que faça um bom conteúdo e é necessário promover os posts para que tenha boa visibilidade. “A comunicação é uma ferramenta nova no mercado corporativo (das pequenas empresas). Por isso, é importante ter um profissional que saiba conversar com seu o público. Sem conhecimento, a marca pode ser prejudicada”, diz Natália. 

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