Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Facebook pode contagiar sentimentos de usuários, diz estudo

13 MAR 14 - 23h:00portal a tarde

Um estudo divulgado nesta quarta-feira, 12, afirma que o Facebook não é apenas uma rede social que conecta pessoas, mas também é uma ferramenta capaz de contagiar as emoções. O levantamento foi realizado por pesquisadores das universidades de Yale e de San Diego, nos Estados Unidos, em parceria com funcionários da própria rede social.

O artigo publicado na revista científica "Plos One" usou como referência mensagens de milhões de usuários e as relacionou com dados meteorológicos por cidades. Os resultados mostraram que nos dias de chuva o número de publicações no Facebook com expressões positivas cai 1,19%, e as mensagens negativas aumentam em 1,16%.

"Embora os efeitos sejam pequenos, o seu significado estatístico é o que importa", constataram os autores do estudo intitulado "Detecting Emotional Contagion in Massive Social Networks" (algo como "Detectando contágio emocional em redes sociais de massa").

A análise foi um passo além e revisou o impacto dessas publicações na rede de contatos dos usuários. A conclusão é que "a cada pessoa afetada diretamente, a chuva altera o estado emocional de uma e duas pessoas", mesmo que faça bom tempo no lugar onde mora.

O estudo determinou que as emoções positivas se amplificam mais facilmente que as negativas através do Facebook. Elas são especialmente "contagiosas" em períodos de férias e fins de semana, especialmente em datas como Natal, Ano Novo e Ação de Graças.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Mais famílias campo-grandenses conseguem pagar as dívidas
APONTA PESQUISA

Mais famílias campo-grandenses conseguem pagar as dívidas

Agehab dá dez dias para mutuários regularizarem dívidas
INTERIOR

Agehab dá dez dias para mutuários regularizarem dívidas

União agilizará reconhecimento de emergência por queimadas em MS
DIZ MINISTRO

União agilizará reconhecimento de emergência por queimadas em MS

Investigações contra agressor de Bolsonaro podem ser retomadas
PRESO EM CAMPO GRANDE

Agressor de Bolsonaro pode voltar a ser investigado

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião