Terça, 20 de Fevereiro de 2018

GASTRONOMIA

Faça do simples pudim uma requintada sobremesa com cobertura de chocolate

12 OUT 2010Por FOLHA ONLINE14h:48

Ninguém resiste a uma deliciosa sobremesa. Os doces podem fazer com que a tristeza vá embora ou que a energia de quem está cansado seja revigorada. Até o prato mais simples pode ter esse efeito em quem o consome.

O pudim é uma das receitas mais simples para finalizar uma refeição. Existem muitas opções de misturas pré-prontas para fazê-lo, mas nada supera o sabor de um feito em casa. Por isso, "200 Receitas de Sobremesas Divinas" possui uma grande variedade do doce.

De arroz, com maçã, de café, de pão, de damasco, no vapor e muitos outros tipos estão reunidos no livro. As delícias são separadas por pratos quentes, frios, carolinas e tortas cremosas e sobremesas rápidas.

Além das receitas, há dicas de como deixar os doces ainda mais saborosos. São truques para bater cremes e deixá-los aerados, o ponto correto para um merengue perfeito, a melhor forma de trabalhar o chocolate em barra, como forrar a forma com massa para torta, como decorar e receitas de massa podre e folhada.

Veja como fazer um pudim de chocolate, servido quente e com cobertura de creme:

Rendimento:
6 porções

Preparo:
25 minutos

Cozimento:
18-20 minutos

Ingredientes:
- 125 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 125 g de açúcar mascavo claro
- 100 g de farinha de trigo com fermento
- 15 g de cacau em pó
- 2 ovos
- 75 g de chocolate amargo em pedaços
- 100 g de chocolate branco em pedaços
- 150 ml de creme de leite fresco
- ¼ de colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo
Coloque a manteiga, o açúcar, a farinha, o cacau e os ovos no processador e bata até ficar homogêneo.
Despeje em 6 forminhas para muffin. Pressione 2 pedaços de chocolate amargo sobre cada pudim.

Leve ao forno preaquecido a 180°C por 18-20 minutos, até crescerem bem, ficarem crocantes nas bordas e o centro voltar à posição inicial quando pressionado com um dedo.

Enquanto isso, aqueça o chocolate branco, o creme de leite e a baunilha em uma panelinha, mexendo até o chocolate derreter completamente.

Solte as beiradas dos pudins assados com uma faca e desenforme em pratos de sobremesa. Regue com o creme de chocolate branco e sirva imediatamente.

Leia Também