Mais de dois anos, desde a implantação do Expresso do Juizado Central, o sucesso da proposta evidencia-se com os relatórios das concessionárias de serviços públicos que atendem no local, buscando resolver o problema entre cliente e empresa antes mesmo de a demanda chegar ao judiciário.
Dessa forma, em um espaço dentro do Juizado Central de Campo Grande, as empresas Águas Guariroba, Enersul e Oi dispõem de guichês de atendimento para que a população solucione a questão extrajudicialmente, ou seja, por meio de um acordo.
A Águas Guariroba realizou 152 atendimentos em janeiro deste ano e, deste total, foram 147 acordos, o que significa um percentual de acordo de 96,71%. Em fevereiro, a taxa de acordos subiu para 99,46% do total de 185 atendimentos, apenas em um caso houve a negativa do acordo.
Sobre os tipos de reclamações dos clientes, muitos casos eram de consumo alto, débito de terceiros, troca de titularidade, débitos em geral, irregularidades, dentre outros assuntos.
A Enersul realizou 147 atendimentos no Expresso do Juizado Central e, deste montante, foram 50 acordos, 57 informações, 13 remarcações e 27 não-acordos. Em fevereiro foram 159 atendimentos, dos quais a maioria (111) foi relativo a informações, outros 13 acordos, 4 remarcações e 31 não-acordos.
Os motivos da procura pelo guichê da Enersul no Expresso são de troca de titular e novo fornecimento, religação da energia, aferição de medidor, parcelamento de débitos, cancelamento de fatura indevida, entre outros temas.
Em janeiro de 2011, o guichê da Oi no Expresso do Juizado Central realizou 57 atendimentos, dos quais, 13 referiam-se a telefonia móvel e 44 a telefonia fixa. Do total, foram 37 acordos, o que representa 64,9%. No mês de fevereiro, foram registrados outros 37 atendimentos no guichê da Oi.
O serviço é oferecido no Fórum do Juizado Central, situado na Rua Antônio Oliveira Lima, 28, Itanhangá Park. Os telefones dos guichês de atendimento são:
Enersul – 3314- 2590
Oi – 3382-1401
Águas Guariroba – 3317-1351