Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

Memorial da Cultua

Exposição reúne esculturas que retratam etnias indígenas

9 DEZ 2010Por CRISTINA MEDEIROS00h:22

Será aberta amanhã, às 10h, no Memorial da Cultua e Cidadania Apolônio de Carvalho, a mostra de esculturas “Etnias de Mato Grosso do Sul”, da artesã Araci Marques Vendramini. A mostra é integrada por esculturas que representam cinco etnias, das 13 existentes em Mato Grosso do Sul. São retratados personagens dos povos Kadiwéus, Terenas, Guatós, Kaiowás e Nãndedeva-Guaranis.

O trabalho de pesquisa vem sendo realizado desde 2002 e a proposta da artista é deixar a contribuição cultural das etnias do Estado para o turismo e cultura estaduais, além de fomentar nos futuros acadêmicos o estudo da rica história dos povos indígenas da região, por meio de imagens que representam suas cores, expressões e características. “A intenção é resgatar os costumes e especificidades das vestimentas, pinturas, cocares, colares, arcos, potes, entre outros objetos”, explica Araci Marques.

“A iniciativa apresentada pela pesquisadora é de grande relevância para a nossa cultura, pois traz permanentemente ao memorial a representação por meio da arte de diversos aspectos da cultura indígena de MS disponibilizando à população do Estado o contato com sua história”, diz o gerente do Fundo de Investimentos Culturais, Edílson Aspet de Azambuja.
Ao final da exposição, as peças em argila serão doadas para o acervo do Centro Referencial de Artesanato de Mato Grosso do Sul, existente no Memorial da Cultura, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559.

Leia Também