Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

Comércio de bovinos

Expogrande sedia Fórum Brasil-Bolívia no sábado

20 ABR 2011Por DA REDAÇÃO14h:45

A Expogrande sedia no sábado (23) o 3º Fórum Brasil-Bolívia de Intercâmbio Comercial de Bovinos. A intenção é equalizar ações sanitárias e comerciais, visando estreitar as relações entre pecuaristas de Mato Grosso do Sul e do país vizinho. No ano passado foram realizados duas edições do fórum, sendo a última em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, durante a Expocruz.

A abertura do evento, que acontecerá no auditório da Acrissul às 09 horas, será feita pelo presidente da entidade, Francisco Maia. Em seguia o encaminhamento dos temas será dado pelo vice-presidente da Acrissul, Jonathan Pereira Barbosa, e pelo presidente da Asocebu (Associação dos Criadores de Zebu) da Bolívia, Jorge Nuñez el Prado Arana. Participam ainda do fórum o superintendente do MAPA (Ministério da Agricultura) em Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, e João Crisóstomo, também do Mapa.

No final será elaborado um protocolo a ser assinado entre as instituições participantes, com as resoluções do fórum. Esta é a segunda vez que a Expogrande sedia o fórum entre as duas nações.

No ano passado, durante a Expocruz, ficou acertado que o Mato Grosso do Sul, através de ações do Ministério da Agricultura, facilitaria a aquisição de sêmen e embriões dos produtores brasileiros, por parte dos pecuaristas bolivianos. Os debates bi-nacional deve continuar ainda sobre a possibilidade de comercialização de gado em pé (matrizes e reprodutores).

Sobre o país vizinho

A Bolívia está localizada no centro da América do Sul e tem fronteiras com o Brasil, o Paraguai, a Argentina, o Chile e o Peru. Trata-se de um país com uma população de aproximadamente 9,2 milhões de habitantes.

A economia da Bolívia baseia-se na produção e exportação de gás natural, mineração , indústria manufatureira e na atividade agropecuária. Registre-se que a Bolívia tem aproximadamente 21% das reservas de gás natural da América Latina, o que constitui um potencial importante para a exportação de energia. A Bolívia também se destaca na produção de soja e seus derivados e faz parte do bloco econômico denominado de Comunidade Andina (CAN) formado por Bolívia, Colômbia, Equadro, Peru e Venezuela.

Com informações da assessoria da Acrissul

Leia Também