sábado, 21 de julho de 2018

MEIO AMBIENTE

Expedição verde renderá vídeo

20 OUT 2010Por Thiago Andrade00h:25



A preocupação com o planeta já se tornou produto de marketing, mas não se pode negar que todas atitudes em prol da preservação são bem-vindas. O documentarista sul-mato-grossense Valdeck Ferreira, proprietário da VM Vídeo, pretende percorrer 30 mil quilômetros entre Los Angeles, nos Estados Unidos, e Foz de Iguaçu mostrando as medidas de sustentabilidade em busca de um planeta com menores emissões de CO2, assim como as cidades mais poluídas do continente americano. Ele parte hoje, de São Paulo, em direção a Miami, onde começam os preparativos.
O resultado será lançado em vídeo, no documentário “Zero emissão”, produzido em parceria com o jornalista e fotógrafo Paulo Rollo, a fotógrafa Jeanne Look e o diretor de imagens Eduardo Cruz. Mas, para reduzir os danos que as filmagens e a viagem poderiam causar ao meio-ambiente, o grupo percorerrá toda a extensão em um carro elétrico desenvolvido pela hidrelétrica binacional de Itaipu em parceria com uma fabricante de carros internacional. Com autonomia de 160 quilômetros por bateria, o grupo explica que o grupo viajará no máximo 300 quilômetros, por esse motivo a viagem será tão demorada.
Os custos do projeto totalizam cerca de R$ 500 mil, obtidos por meio de incentivo fiscal da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. “Conseguimos a verba com diversos parceiros que acreditaram no projeto. Meu plano era encerrar a viagem aqui no Pantanal, contudo, não tivemos respostas nem do Governo do Estado, nem da Enersul”, descreve Waldeck. Ao final, a expedição produzirá um documentário de 55 minutos, que já tem contrato para a veiculação em canais como Futura e Brasil.

Leia Também