quinta, 19 de julho de 2018

pesquisa

Expectativa com o governo de Dilma é boa ou ótima para 62% dos eleitores

17 DEZ 2010Por bRASÍLIA02h:10

A expectativa em relação ao governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, é ótima ou boa para 62% dos entrevistados, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem. Já 9% consideram que o próximo governo será ruim ou péssimo. Ainda de acordo com o levantamento, 18% acreditam que o governo Dilma será melhor que o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 58% acham que a próxima gestão será equivalente à atual. Consideram que o governo Dilma será pior que o governo Lula 14% dos entrevistados.

Entre as prioridades para o governo Dilma, 51% dos entrevistados elegem a área de Saúde como a principal. Em seguida vem a Educação como meta prioritária para 11% dos entrevistados. Em terceiro lugar, Segurança Pública, com 7%. De acordo com a pesquisa, o combate às drogas e o enfrentamento da fome e da pobreza empatam em quarto lugar, vistos como prioridade por 6%. O combate à inflação e as reformas política e trabalhista são considerados prioridade apenas por 1% dos entrevistados.

Aprovação a Lula
A aprovação ao governo Lula atingiu novo recorde este mês, com avaliação ótima ou boa para 80% dos entrevistados, de acordo com a pesquisa CNI/Ibope. Outros 4% consideram o governo como ruim ou péssimo. A aprovação pessoal de Lula também atingiu nível histórico de alta, com 87% dos entrevistados o avaliando positivamente, ante 10% que desaprovam o presidente. Na pesquisa anterior, divulgada em outubro, a aprovação ao governo Lula era de 77%, enquanto a aprovação pessoal ao presidente era de 85%.

A confiança dos brasileiros no presidente Lula retornou ao nível recorde, de 81%, depois de ter recuado para 76% na pesquisa de outubro. A pesquisa também fez uma comparação entre o primeiro e o segundo mandato do presidente. Para 44%, o governo a partir de 2007 foi melhor do que o iniciado em 2003, enquanto 47% acham que o desempenho foi igual em ambos os períodos.

Leia Também