segunda, 16 de julho de 2018

PROVAS

Exames para revalidar diplomas de médicos estrangeiros serão aplicados amanhã

23 OUT 2010Por AGÊNCIA BRASIL08h:44

Amanhã (24), cerca de 500 médicos formados em instituições de ensino estrangeiras devem participar das provas objetiva e discursiva para revalidação de seus diplomas. Com a aprovação nos testes, o médico poderá exercer a medicina no Brasil. Os exames serão aplicados na Universidade de Brasília (UnB) e os locais podem ser consultados pela internet.

Os candidatos que obtiverem um mínimo de 112 pontos vão participar, em dezembro, da segunda fase, que é prática. Por lei, o médico que não for graduado em instituição de ensino brasileira precisa ter o diploma estrangeiro revalidado para exercer a profissão no Brasil. Os ministérios da Saúde e da Educação (MEC) deram início, em 2009, a um novo sistema de reconhecimento desses documentos, já que o processo anterior levava até seis anos para ser concluído.

De acordo com o MEC, as três provas foram elaboradas com base nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina para “estabelecer parâmetros e critérios mínimos de aferição de equivalência curricular” e para avaliar “os conhecimentos, habilidades e competências requeridos para o exercício da medicina no Brasil”.

Leia Também