Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

INTERNACIONAL

Ex-presidente Aristide volta ao Haiti

18 MAR 2011Por ESTADÃO14h:23

O ex-presidente do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, retornou à sua terra natal nesta sexta-feira, 17, dois dias antes do segundo turno das eleições presidenciais no Haiti. O avião fretado que transportava Aristide e sua família pousou no aeroporto de Porto Príncipe às 9h10min (11h10min, horário de Brasília).

Aristide, de 57 anos, foi expulso do Haiti em 2004 por uma revolta armada, e ignorou o pedido direto dos Estados Unidos pelo adiamento de sua chegada para depois das eleições presidenciais.

O antigo chefe de Estado foi recebido na porta da aeronave por uma comitiva formada por seu porta-voz no país, o coordenador da comissão de mobilização permanente de seu partido, Félix Ansyto, assim como diplomatas e outras personalidades. Ao chegar, o ex-presidente pediu o "fim do exílio e dos golpes de Estado" no Haiti.

A chegada de Aristide contou com um amplo dispositivo de segurança da Polícia haitiana e da Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah), embora os agentes não tenham conseguido conter a avalanche de jornalistas que ultrapassaram a barreira feita para proteger o ex-presidente na saída do avião.

Na quinta, ainda na África do Sul, o ex-presidente se disse "muito feliz" por poder retornar ao país de origem. "O grande dia chegou. O dia de dizer adeus antes de voltar para casa" disse o ex-presidente em no aeroporto de Lanseria, perto de Johannesburgo antes de embarcar. Aristide, que vivia no exílio na África do Sul há sete anos, embarcou com sua família

Leia Também