Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

Dicas

Evite invasão de contas pela internet, proteja as senhas

29 DEZ 2010Por Portal Educação22h:13

Quem acessa muito o computador para realizar transações bancárias, sabe do perigo que corre, principalmente com o ataques dos crackers. Entretanto é possível driblar essa ameaça com a elaboração de senhas complexas, e o monitoramento do saldo bancário.

Segundo estimativas mais de 1,2 milhão de pessoas em todo mundo já tiveram suas senhas roubadas e compartilhadas na internet. Evitar isso requer mais da atenção do internauta do que ele pode imaginar.

O primeiro passo é não utilizar a mesma senha para diversos sites. Tome cuidado com as senhas óbvias em diversos serviços, como redes sociais, e-mail ou internet banking. Isso porque os invasores testam tudo. Letras maiúsculas e minúsculas, junto com números e sinais gráficos ajudam a senha a ficar mais forte e relevante na internet. A dica é fazer uso de gerenciadores de senha.

É preciso ainda ficar atento à conta bancária fora da internet. Acesse regularmente a conta, assim evitará qualquer situação desagradável. Alguns serviços bancários notificam o cliente, caso as movimentações financeiras excedam os valores ou haja desconfiança.

Atente-se e desconfie em casos de roubos em pouca quantia, isso porque a maioria prefere ir roubando de pouco em pouco, para não serem descobertos. Por último, evite fazer transações, consultar saldos, outras ações bancárias e entrar nas redes sociais por computadores públicos. Se precisar, lembre-se de sempre fazer o logoff no serviço, fechar o navegador e as abas abertas na navegação.

Leia Também