Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

UCRÂNIA

Europa também ajudará a pagar dívida do gás com a Rússia

Europa também ajudará a pagar dívida do gás com a Rússia
04/03/2014 21:00 - FOLHAPRESS


A União Europeia decidiu ajudar a Ucrânia a pagar os US$ 2 bilhões que deve à Rússia pelo fornecimento de gás. O anúncio foi feito hoje pelo comissário europeu de energia, Gunther Oettinger.

"O pagamento das contas de gás que a Ucrânia fará parte do pacote de ajuda da União Europeia", disse, depois de uma reunião com os ministros europeus da energia. O pacote será divulgado amanhã.

A decisão vem logo após a oferta do secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, de colaborar com US$ 1 bilhão para ajudar a pagar essa dívida.

Hoje, a Rússia anunciou a suspensão do subsídio ao preço do gás usado pela Ucrânia, assinado pelo então presidente Viktor Yanukovich após o afastamento entre Ucrânia e União Europeia. A Rússia alega quebra de contrato após a queda de Yanukovich.

Hoje, 58% do gás natural usado na Ucrânia vem da Rússia, e todos os dutos que abastecem a Europa com gás russo passam pelo país. Mais de um terço do gás usado na Alemanha vem por esse caminho.
 

Felpuda


É grande a expectativa em torno de qual foi a justificativa de conhecida figura que beneficiou sujeito, e este, aproveitando a, digamos, boa vontade demonstrada, simplesmente “sumiu do mapa”. Órgão nacional pediu explicações para o “benfeitor”, e o prazo já venceu. Como as decisões por lá não ficam escondidas do distinto público, logo, logo, a curiosidade deverá ser contemplada. É esperar para conferir!