quinta, 19 de julho de 2018

Oriente Médio

Euro cai por preocupação com conflitos

21 FEV 2011Por REUTERS10h:51

A moeda não encontrava vigor para superar barreiras técnicas após o principal partido da coalizão alemã sofrer uma derrota esmagadora em eleições regionais no domingo

O euro caía nesta segunda-feira, com preocupações sobre os conflitos no norte da África e no Oriente Médio gerando aversão a risco, embora comentários de autoridades do Banco Central Europeu (BCE) limitassem as perdas.

Às 9h40 (de Brasília), o euro caía 0,2%, a US$ 1,3667. Mais cedo, o euro subiu a US$ 1,3727, atingindo o maior nível desde 10 de fevereiro após comentários de Lorenzo Bini Smaghi, membro do BCE.

A moeda não encontrava vigor para superar barreiras técnicas após o principal partido da coalizão alemã sofrer uma derrota esmagadora em eleições regionais no domingo.

A margem de derrota não era esperada e analistas disseram que, antes das eleições estaduais restantes no mês que vem, a popularidade decrescente da coalizão pode deixar o governo de Angela Merkel menos disposto a se comprometer com um acordo para resolver os problemas de dívida da Europa.

As eleições gerais na Irlanda sexta-feira devem ver a vitória de um partido que pede abertamente por uma renegociação do acordo de resgate, e analistas dizem que há risco de que o euro perca com o resultado da votação.

Os mercados financeiros dos Estados Unidos estão fechados por feriado nesta segunda-feira. Os conflitos na Líbia e no Oriente Médio levaram os preços do petróleo Brent para a máxima em dois anos e meio - o que deveria favorecer a alta do dólar - mas os investidores têm vendido a divisa americana devido a preocupações sobre as consequências da crise para a política externa dos EUA.

Leia Também