Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE

Estudo: sono de má qualidade pode duplicar tamanho de câncer

Estudo: sono de má qualidade pode duplicar tamanho de câncer
31/01/2014 00:00 - TERRA


Não ter uma boa noite de sono pode acelerar o crescimento do câncer e torná-lo mais agressivo, segundo pesquisa publicada na revista Cancer Reserach. Segundo os pesquisadores, a perturbação do sono pode causar diferenças notáveis na doença em apenas quatro semanas. As informações são do Daily Mail.

Para a descoberta, foram feitas experiências com ratos em laboratório. Os estudiosos injetaram células tumorais nos animais. Uma parte deles tiveram sono tranquilo e sem interrupções, a outra foi submetida a ruídos que faziam os ratos acordarem a cada dois minutos. Após quatro semanas, os tumores dos ratos que tiveram sono fragmentado estavam duas vezes maiores que os dos demais.

O estudo foi o primeiro a demonstrar em animais os efeitos diretos do sono fragmentado em doenças como o câncer. De acordo com o presidente da pediatria da Universidade do Hospital de Chicago, David Gozal, o sono de má qualidade interfere no sistema imunológico e, com isso, dá espaço para a doença agir de forma mais agressiva.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estimam que cerca de 70 milhões de norte-americanos sofram de problemas crônicos de sono. 

Felpuda


O desgaste de antigas lideranças nacionais, com reflexo em nível local, é a maior preocupação dos dirigentes de partidos para as eleições deste ano, que terá reflexo em 2022. Em épocas passadas, essas figurinhas cruzavam os céus do País para visitarem os municípios e pedirem que a população votasse em seus ungidos. Agora, com pendências judiciais e poder enfraquecido, dificilmente seriam convidadas. A pandemia, que resultou no isolamento social, foi a pá de cal.