terça, 14 de agosto de 2018

saúde

Estudo revela que refeições em família favorecem alimentação mais saudável

2 JUN 2011Por ministério da saúde13h:25

Um estudo feito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, revelou que sentar-se à mesa com os filhos é fundamental para que eles tenham uma alimentação mais saudável.

Ou seja, os almoços de família não devem acontecer apenas aos sábados e domingos, têm que ser um hábito diário.

Os pesquisadores analisaram 183 mil crianças e adolescentes e descobriram que aqueles que comem com os responsáveis têm menos chances de ter problemas com o peso e de desenvolver distúrbios alimentares.

A nutricionista Débora Moreira, do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, destaca que o ambiente tranquilo também é importante para uma boa alimentação.

"Um ambiente tranquilo e calmo na hora da refeição é muito importante porque se acriança associa a hora da alimentação a uma hora de confusão, estresse, briga de família, a refeição não vai ser prazerosa pra ela.

Então ela precisa associar a alimentação à hora que os pais estão juntos, conversando, ela está ali experimentando os alimentos, a mãe fazendo o papel de educadora na alimentação, então isso é importante."

A nutricionista Débora Moreira acrescenta também que as crianças seguem o modelo dos pais na hora das refeições, o que fortalece o vínculo familiar.

Mas para quem não pode almoçar ou jantar todos os dias com o filho, a pesquisa mostrou que apenas três refeições por semana em família já diminuem os índices de obesidade e garantem que os pequenos comam alimentos mais saudáveis.

Leia Também