terça, 17 de julho de 2018

manifestação

Estudantes protestam contra Enem no centro

14 NOV 2010Por DANIELLA ARRUDA00h:00

Cerca de 150 estudantes, universitários e familiares de alunos do ensino médio de Campo Grande realizaram manifestação na área central da cidade ontem de manhã, para protestar contra a falta de estrutura e organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A concentração de manifestantes aconteceu na Praça Ary Coelho e além de promover caminhada e apitaço entre as ruas 14 de Julho, Barão do Rio Branco, 13 de Maio e 15 de Novembro, o grupo colheu assinaturas entre a população, para elaboração de abaixo-assinado que será entregue aos poderes públicos municipal, estadual e federal, cobrando melhores condições para a próxima edição do Enem.

Segundo Pedro Carvalho, 18 anos, um dos organizadores da mobilização, a iniciativa tem como objetivo tornar pública a insatisfação dos estudantes com falhas ocorridas no exame, mobilizar a população em torno do assunto e cobrar providências para que a situação não se repita no próximo ano. “Houve vazamento (do tema) da redação, provas amarelas malfeitas, troca dos gabaritos, má instrução dos fiscais, falta do lápis. Tudo isso gerou nervosismo entre os estudantes e atrapalhou o processo. Nós estamos indignados e tristes com a falta de respeito e queremos ter direito a decidir sobre aquilo que nos afeta”, explicou.

Entre as providências reivindicadas pelos estudantes no abaixo-assinado, estão melhorias na estrutura e organização no processo de elaboração das provas, respeito à isonomia dos candidatos, preparação dos fiscais de prova, transparência nos processos licitatórios e adequação da infraestrutura dos locais de prova à realidade dos candidatos.

Leia Também