Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 13 de novembro de 2018

Estudantes fazem prova da Olimpíada Brasileira de Matemática

16 JUN 2012Por agência brasil18h:00

Mais de 200 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio, de 4 mil escolas públicas e particulares, participam hoje (16) da primeira fase da 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O objetivo é estimular o estudo da disciplina e melhorar o ensino, além de apoiar os estudantes em pesquisas científicas.

De acordo com a assessora executiva da secretaria OBM, Nelly Carvajal, a prova é dividida em três níveis, conforme a escolaridade do aluno. O gabarito oficial será publicado na próxima terça-feira (19), no site da OBM.

Serão classificados para a segunda fase os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa. A segunda fase será realizada no dia 22 de setembro e a terceira fase, nos dias 27 e 28 de outubro.

Além das medalhas e certificados, os estudantes premiados na OBM são convidados a participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Matemática.

Daniel Lima, de 14 anos, aluno da escola particular do município de Eusébio, no Ceará, participa da OBM há quatro anos e já ganhou medalha de prata duas vezes. Ele participou também da Olimpíada de Matemática Rioplatense, na Argentina, em 2010 e 2011, e ganhou medalha de ouro nas duas edições. “Estou estudando três horas por dia, me preparando para a seletiva da Rioplatense que ocorrerá em dezembro”, contou.

Para preparar alunos de escolas públicas, que obtiveram bons resultados nas competições de matemática nacionais, foi criado, em 2009, o Centro de Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci). Atualmente, 42 estudantes participam da preparação, sendo 30 de escolas públicas e 12 alunos convidados de instituições particulares.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também