Segunda, 11 de Dezembro de 2017

sisu

Estudantes comemoram aprovação

14 JAN 2014Por BEATRIZ LONGHINI00h:00

Mais de 8 mil estudantes comemoram aprovação nas universidades públicas de Mato Grosso do Sul. As vagas foram oferecidas em 191 graduações de quatro instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de MS (UEMS) e Instituto Federal (IFMS), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Giovana Rodrigues da Cunha, de 18 anos, é uma das estudantes que estão em festa. Ela passou 2013 se preparando para conquistar uma vaga no curso de Medicina da UFMS.

“Terminei o Ensino Médio em 2012 e já comecei a fazer o cursinho. Estamos todos muito felizes, porque eu fiz pouco tempo se comparada a outras pessoas”, disse. De acordo com ela, os estudos em escolas particulares contribuíram para a conquista.“Acredito que o cursinho é uma continuação do Ensino Médio. Decidi fazer Medicina naquela época e aí foquei nisso”, conta.

“Não sei nem dizer quantas horas passei estudando. Ficava o dia todo na escola, inclusive aos sábados e, quando chegava em casa, fazia redação”, completa. Ela afirma que redigia pelo menos três textos por semana. “Para passar, a pessoa precisa ler revistas de atualidades e treinar a redação. Sempre que podia eu tirava dúvidas e treinava”, disse. No meio do ano, ela também passou no vestibular de uma universidade particular e tentou uma vaga na UFGD.

Assim como ela, o sonho da estudante Rafaela Amadori, 17, se tornará realidade. Estudando em escola pública até o 1º ano do Ensino Médio, a jovem decidiu, juntamente com a família, matricular-se em uma instituição particular para garantir a faculdade. “Sempre quis fazer administração e passei direto. Fiz apenas um reforço para a matéria de Física, mas é uma conquista não ter precisado de cursinho”, afirma. “O material e os professores ajudaram muito”, enfatiza. As duas são de Campo Grande e vão assumir as vagas na UFMS.

Leia Também