Terça, 20 de Fevereiro de 2018

SAÚDE

Estrela do mar pode ajudar no tratamento contra asma

14 DEZ 2010Por Veja Online22h:00

As estrelas do mar podem ser a chave para o tratamento contra doenças inflamatórias, como asma e artrite. Os pesquisadores da Associação Escocesa de Ciências Marinhas descobriram que a substância viscosa que cobre estes seres serve como uma espécie de “teflon”, impedindo a obstrução dos vasos sanguíneos.

Nas veias de uma pessoa em bom estado de saúde, o sangue flui livremente. Mas quando o corpo é atingido por infecções, as células brancas (responsáveis pela defesa do organismo) aderem às paredes dos vasos sanguíneos e obstruem a circulação, podendo causar até danos ao tecido. Toda estrela marinha é envolta em uma camada viscosa que impede que outros seres marinhos e microorganismos grudem em sua superfície. E essa substância, de acordo com o coordenador do estudo Charlie Bavington, pode ter o mesmo efeito sobre as células brancas (ou leucócitos).

Agora, os pesquisadores querem identificar quais são os químicos que compõem essa substância para tentar transferir seus benefícios ao corpo humano. Se bem sucedido, o tratamento reduziria a quantidade de medicamentos tomados pelos pacientes atingidos por essas doenças inflamatórias - que muitas vezes resultam em efeitos colaterais indesejáveis.

Leia Também