Terça, 20 de Fevereiro de 2018

ATLETISMO

Estrangeiros estão dispostos a manter a hegemonia na São Silvestre

24 DEZ 2010Por ARLINDO FLORENTINO14h:15

O pelotão da elite estrangeira tentará atrapalhar os planos dos brasileiros na 86ª edição da São Silvestre, no próximo dia 31, em São Paulo. Os homens serão representados por dez atletas e as mulheres terão quatro corredoras. Desde que a prova passou ter 15k, em 1991, os estrangeiros venceram 14 vezes entre os homens e 15 no feminino.

O principal nome será James Kwambai, atual bicampeão. No último dia 7 de novembro, o atleta registrou a quinta colocação na Maratona de Nova York, nos Estados Unidos mostrando que está em boa forma.

O queniano terá a companhia dos compatriotas Mark Korir (campeão da 10K Rio e vice da Volta da Pampulha 2010), Mathew Kiptoo Cheboi (campeão da Meia Maratona de São Paulo de 2007 e terceiro colocado na 10K Rio 2010) e Barnabas Kiplagat Kosgei (vencedor da Volta da Pampulha e vice-campeão da 10K Rio, ambas neste ano).

Além deles, estarão presentes o tanzaniano Marco Joseph, sexto colocado no ano passado, o etíope Endale Mekonnen Tekileab e os marroquinos Abderrahime Bouramdane e Mohamed El Hashimi.

Além da esquadra africana, dois sul-americanos se destacam. Os colombianos Diego Alberto Colorado e William Naranjo. Em 2009, eles surpreenderam e foram os melhores colocados depois dos quenianos, Kwambai, Elias Chelimo e Robert Cheruiyot. Colorado terminou em quarto e Naranjo em quinto. Eles esperam repetir o pódio nesta edição.

Campeã de 2007 lidera elite feminina estrangeira - Alice Timbilili, campeã da São Silvestre de 2007 é o principal nome feminino entre as estrangeiras. Timbilili venceu com o tempo de 53min07s, mas neste ano correu 15k em 48min15s na cidade de Nova York.

Os outros destaques do Quênia são Eunice Kirwa, bicampeã da Meia Maratona do Rio de Janeiro e Bornes Jepkirui Kitur, que dominou a Volta da Pampulha, no dia 5 de dezembro. Elas terão a companhia de Anastazia Msandai Mhomi Ghamaa, da Tanzânia, que venceu no último dia 19 o 6K do Rio de Janeiro e uma semana antes subiu ao lugar mais alto do pódio na Prova Cidade de Londrina.
 

Leia Também