ANIMAIS MACHO

Estoque para 2013 deve manter mercado estável

Estoque para 2013 deve manter mercado estável
24/08/2012 00:00 - DA REDAÇÃO


O volume de animais machos disponíveis para abate em 2013 deve manter o mercado da pecuária equilibrado em Mato Grosso do Sul. Mesmo com queda de 15,5% no estoque nos últimos três anos, a perspectiva é de estabilidade de preços, que podem variar apenas em função da demanda de mercado interno e externo. De 3,8 milhões de machos abatidos em 2009, o Estado deve chegar a 3,1 milhões de cabeças prontas para o abate em 2013.

Os dados fazem parte de estudo elaborado pela Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) que aponta o uso de tecnologia na pecuária como garantia de resultados expressivos. O abate dos animais na faixa etária entre 24 a 36 meses teve crescimento de 12% nesse semestre, atingindo 463,2 mil machos enquanto o primeiro semestre de 2011 registrou abate de 416 mil.

Em relação aos animais machos acima de 36 meses houve redução de 4%, de 599,7 mil cabeças de janeiro a junho de 2011 para 575,2 mil cabeças no mesmo período de 2012. “O Estado está abatendo mais precocemente seus animais e Isso mostra que estamos avançando em produtividade”, analisa a economista.

Fonte: Famasul

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".