domingo, 15 de julho de 2018

Olimpíadas 2016

Estado terá centro de treinamento para 2016

24 OUT 2010Por MICHELLE ROSSI 01h:10

O Governo estadual planeja construir um Centro de Treinamento Olímpico em Campo Grande, segundo o presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Júlio César Komiyama. A intenção é preparar atletas para as Olimpíadas que acontecerão no Brasil em 2016. O local pode ser implantado no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, onde seria adaptada a estrutura existente ou em outro local ainda a ser definido.

Mato Grosso do Sul, conforme Komiyama, nunca comportou uma estrutura para formar atletas. "As Olimpíadas estão chegando no Brasil e nós não teremos condições de enviar atletas para as competições ou, tampouco, sediar jogos no Estado, se não começarmos a pensar num centro de treinamento", alertou o presidente da Fundesporte.

Para se ter uma ideia do estágio embrionário de políticas públicas direcionadas ao esporte no Estado, até hoje não foi construída uma pista de atletismo profissional administrada pelo Governo. O pré-projeto para o Centro de Treinamento Olímpico está pronto na Fundesporte e a intenção é retomar o Parque Ayrton Senna, que está sendo administrado pela prefeitura, para instalação do centro.

A adaptação do espaço – o que inclui o emborrachamento da pista para atletismo que já existe – está orçado em R$ 2 milhões. "Lá temos as dimensões oficiais em quadras para esportes como o vôlei, basquete, entre outros, além de piscina semiolímpica. Teríamos apenas de adaptar algumas coisas", explicou Komiyama.

Parques
No primeiro ano de gestão do governador André Puccinelli (PMDB), a administração dos parques que foram construídos foi entregue à Prefeitura Municipal de Campo Grande. "Vamos ver se conseguimos reaver isso e retomar o Parque Ayrton Senna", informa. O mesmo aconteceu com o Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas. Caso o espaço não seja retomado, uma nova sede para o esporte deve ser construída, mas ainda não se sabe em qual local.

O presidente da Fundesporte informou que vai se reunir, durante a semana, com o governador reeleito do Estado, André Puccinelli (PMDB), para discutir a implantação do Centro de Treinamento Olímpico em Campo Grande. Na ocasião, também estará na pauta a situação de abandono do complexo esportivo-cultural localizado na Vila Almeida – região oeste da Capital, caso denunciado há uma semana no jornal Correio do Estado. A área começou a ser construída em 2006, mas hoje tornou-se um elefante branco na região.

Leia Também