Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

FORMATURA

Estado soma 2.667 novos servidores na segurança

18 MAI 2011Por da redação12h:49

Mais 134 policiais militares vão reforçar a segurança em Mato Grosso do Sul. A formatura dos novos soldados foi realizada hoje (18) no Comando da Polícia Militar e contou com a presença do governador André Puccinelli e da vice-governadora, Simone Tebet. Com mais este incremento, o Estado já soma 2.667 novos servidores efetivados por meio de concursos públicos na atual gestão nas diversas instituições da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Os novos soldados iniciaram o curso em setembro do ano passado e, desde então, receberam treinamento nos Centros de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP), participaram de estágios supervisionados no fim do ano no carnaval e participaram do policiamento ostensivo-preventivo nos meses de março, abril e maio.

Em nome da turma de formandos, o soldado da PM, Marcos Cosmo Ribeiro, lembrou que o grupo fazia parte do quadro de remanescentes do concurso realizado no ano de 2007 e que estavam na expectativa de serem convocados. “Foi um período de ansiedade e perto da data de expirar o concurso, o governador oficializou a prorrogação e após dois meses fomos convocados. A partir daí foi iniciada uma nova fase para nós”, lembrou.

Marcos Cosmo fez questão de ressaltar que o curso de formação foi fundamental para a nova profissão. “Aprendemos com instrutores gabaritados com quem tivemos preparo intelectual e psicológico. Todo esse período de expectativa servirá como combustível de honra e dedicação. Encerramos esta fase com louvor e realização de sonhos”, destacou.

Os novos soldados serão lotados nos municípios de Campo Grande, Amambai, Corumbá, Dourados, Jardim, Paranaíba e Três Lagoas. Em março deste ano, 339 soldados foram incorporados à Polícia Militar: 256 que passaram por formação em Campo Grande, 52 em Dourados e 31 em Corumbá.

Durante a formatura o governador, a vice-governadora, entre outras autoridades, foram homenageados pela Polícia Militar. Conforme André Puccinelli, essa é a terceira turma de formandos, sendo mil na primeira fase e mais 467 servidores na segunda turma. “Já são 1.667 servidores novos para mostrar na prática que segurança deve ser e é prioridade no nosso governo”, afirmou.

Como patronesse da turma de formandos, a vice-governadora agradeceu o convite e lembrou que assim como os novos servidores, quer servir o Estado com garra e zelo. “Vejo um Estado novo e pujante compromissado com a justiça social. Um Estado rico não só por suas terras e rios, mas pela capacidade e crença da nossa gente”, comentou.

Em seu discurso, o governador disse aos soldados que eles podem fazer a diferença na sociedade. “É a sociedade que espera de nós a solução para muitos problemas. Façamos a diferença para que depois, no fim da jornada, nós possamos dizer que fomos cidadãos úteis. Mato Grosso do Sul se orgulha de vocês”, concluiu André.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, a formatura de 134 novos soldados é uma realidade que mostra o compromisso que o governo fez com a área da segurança pública. “É um compromisso com grandes investimentos e esta contratação de mais homens para reforçar o policiamento preventivo é uma prova disto. A população terá a presença de mais policiais militares nas ruas e representará mais segurança para todos”, comentou.

"Os 134 novos policiais representam um reforço no efetivo da Polícia Militar e serão lotados nos municípios onde havia maior necessidade. Este é o último contingente do concurso público de 2007, que somados totalizam 1600 novos soldados da Polícia Militar à serviço da sociedade sul-mato-grossense", destacou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

Leia Também