Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

DANÇA

Espetáculo do Litani homenageia imigrantes

20 NOV 2010Por OSCAR ROCHA00h:10

Um espetáculo que une dança, poesia, música e artes visuais. Assim pode se definido “Sob os cedros do senhor”, que o grupo Litani apresenta amanhã, às 20h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. “Ano passado mostramos a primeira versão da montagem, mas agora colocamos novos elementos, um deles é a música ao vivo, tocada por quatro instrumentistas. Na outra vez, o som era mecânico”, conta a diretora, Paula Gobbo.

O mote é o texto produzido pela poetisa Raquel Naveira, que narra a saga dos imigrantes árabes em Mato Grosso do Sul. “Aproveitamos a aproximação da comemoração da Independência do Líbano, que acontecerá no dia 22 de novembro, para apresentar o espetáculo”, destaca.

O filho de Raquel Naveira, o artista plástico Guto, produziu tela especial para o trabalho. “Ele fez um tapete persa inspirado na pop art, que serve de cenário para as performances”. As coreografias surgem a partir da narração gravada feita pela própria autora do texto. Um dos momentos especiais será a participação de representantes de outras colônias fixadas em Campo Grande – portuguesa, japonesa e espanhola.

“Eles entrarão em um determinado trecho, caracterizados com roupas tradicionais de suas colônias; é como se eles estivessem visitando o Líbano naquele momento. É uma forma de homenagear aqueles povos que também participaram do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, assim como os árabes”, enfatiza Paula.

O público receberá um livreto com as poesias que estarão em destaque, facilitando o acompanhamento cênico. O grupo Litani conta com 19 integrantes. Também haverá a participação do Quarteto de Música Árabe Erudita – Rubai Charkie (São Paulo) e  da dançarina Michelli Nahid. No total, serão 27 artistas em cena.

Paula conta que a montagem contou com extensa pesquisa, tanto na parte coreográfica quanto em cenário e figurinos. A intenção é apresentar o espetáculo em São Paulo, em 2011.

Serviço
“Sob os cedros do senhor” com o grupo Litani, amanhã, às 20h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (Palácio Popular da Cultura). Ingressos:  R$ 20 e R$ 10. Informações pelo telefone 9613 7674.

Leia Também