Terça, 20 de Fevereiro de 2018

TECNOLOGIA

Especialistas questionam performance do computador mais rápido do mundo

4 NOV 2010Por FOLHA ONLINE06h:21

Especialistas chineses criticaram a estabilidade e eficácia da performance do computador chinês Tianhe-1, que na semana passada foi anunciado como o mais rápido do mundo.

Em entrevista ao jornal independente "South China Morning Post", analistas como Cao Jianwen, do Laboratório de Computação ligado à estatal Academia Chinesa de Ciências, chegaram a declarar, em tom de ironia, que o computador só pode servir para rodar jogos.

"Não digo que seja completamente inútil, pode ser usado para videogames", justificou Cao.

Outros especialistas asseguram que o computador desenvolvido na cidade chinesa de Tianjin apresentou grave incompatibilidade de software e hardware, que impede, por exemplo, seu uso para fins militares.

Após testes, Jianwen confirmou a velocidade do computador em 2,5 petaflops por segundo (equivalentes a 2,507 quatrilhões de operações por segundo), mas alertou sobre a menor estabilidade e precisão apresentadas pela máquina.

O supercomputador chinês, como é chamado, é duas vezes mais veloz que o Cray Jaguar americano, que até agora era considerado o aparelho mais rápido do mundo, com 1,75 petaflops por segundo.

Se Tianhe-1 for aprovado, a China conquistará pela primeira vez o título de criadora do computador mais ágil do mundo, e se juntará ao grupo formado por Alemanha, Reino Unido, Japão, a antiga União Soviética e Estados Unidos.

Leia Também