Cidades

Cidades

A+ A-

ESPECIAL - Presidente do TSE fala em coletiva do incidente com o presidente do TRE de Sergipe

ESPECIAL - Presidente do TSE fala em coletiva do incidente com o presidente do TRE de Sergipe

Redação

18/08/2010 - 17h30
Continue lendo...

     

Íntegra da entrevista do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski (foto), sobre o incidente envolvendo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça:

"Queremos demonstrar a preocupação do Tribunal Superior Eleitoral e de toda a Justiça Eleitoral com o atentado hoje de manhã sofrido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargador Luiz Mendonça. Esse atentado, evidentemente, preocupa a todos nós, mas todas as providências estão sendo tomadas para esclarecer o mais rapidamente este caso.

Nós já conversamos com o ministro da Justiça, conversamos também com a direção-geral da Polícia Federal, com o governador do estado e com o próprio presidente do Supremo Tribunal Federal. Todas as forças de segurança do país e do estado estão mobilizadas para esclarecer o mais rapidamente possível os fatos que envolvem esse atentado e descobrir também os responsáveis por esse ato criminoso.

Eu, pessoalmente, estou me deslocando, neste momento, para o estado de Sergipe para acompanhar o início das investigações. Já conversei por telefone com o desembargador Luiz Mendonça, ele está bem. Embora o seu motorista tenha sido atingido no atentado, ele pessoalmente escapou, com alguns ferimentos, foi atingido por alguns tiros de raspão, tem alguns fragmentos ainda de metal e vidro no corpo, mas aparentemente ele está bem de saúde, fora de perigo.

Na verdade, nós temos duas informações sobre o motorista. Nós temos uma primeira informação que o motorista teria falecido e outra informação, do próprio presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Luiz Mendonça, que o motorista estaria em estado grave. São informações conflitantes que nós vamos agora pessoalmente verificar."

 

Pergunta ? Sei que é cedo ainda para levantar qualquer possibilidade de motivações para o crime, mas a gente (imprensa) levanta alguma suspeita de possa haver alguma coisa com a Lei da Ficha Limpa, pessoas que tenham suas candidaturas indeferidas, nesse sentido.

Ministro Ricardo Lewandoswki ? Nós não estamos descartando nenhuma hipótese. Pode ser um crime que tenha alguma motivação eleitoral, mas também eu lembro que o desembargador Luiz Mendonça foi secretário da Segurança Pública e tem origem também no Ministério Público. Não podemos afastar a hipótese de que se tenha uma motivação relacionada com uma questão pessoal, uma questão ligada mesmo a uma atuação profissional do desembargador Luiz Mendonça no Ministério Público como promotor.

 

Pergunta ? Levantando essa possibilidade de ser um crime eleitoral, isso inibe de alguma forma o trabalho da justiça eleitoral?

Ministro Ricardo Lewandowski ? Absolutamente não! A minha presença em Sergipe tem exatamente esse efeito e objetivo de demonstrar que a Justiça Eleitoral está coesa, está unida, está preparada para enfrentar qualquer desafio. E ainda que o desembargador Luiz Mendonça tenha que se afastar por algum tempo da chefia do Tribunal Regional Eleitoral, a justiça tem, como todos sabem, os seus substitutos naturais, assumirá o vice-presidente e não haverá nenhuma solução de continuidade nos trabalhos eleitorais do estado.

 

Pergunta ? O senhor falou que conversou com as autoridades, com a Polícia Federal, e o ministério da Justiça. Haverá alguma medida imediata, deslocamento de tropas, Força Nacional, alguma coisa nesse sentido?

Ministro Ricardo Lewandowski ? Não há necessidade, neste momento. Por enquanto isso não foi solicitado. O governador me assegurou que está em pleno controle da situação, todas as forças policiais do estado estão mobilizadas ? Polícia Militar e a Polícia Civil ? também a Polícia Federal está totalmente mobilizada. As divisas estão patrulhadas, estão vigiadas, e também o ministro da Justiça está dando prioridade absoluta para a apuração deste caso.

 

Pergunta ? O TSE liberou reforço para duas regiões indígenas para as eleições. O senhor acha que está tudo ?ok? na questão da segurança no dia das eleições?

Ministro Ricardo Lewandowski ? A segurança está plenamente assegurada. O fato de nós termos requisições de tropas federais é algo absolutamente normal. Nós temos uma rubrica orçamentária, aliás bastante alentada, em todas as eleições, que prevê o financiamento do deslocamento de forças federais. Isso ocorre sempre nas eleições municipais e nas eleições gerais. Isso ocorre por meio de uma requisição do juiz local ou do tribunal regional do estado. O TSE antes de autorizar o deslocamento dessas forças, consulta o governador do estado, para verificar se há realmente necessidade ou não. Eu já fui informado, nas andanças que fiz pelo país, sobretudo nos estados do norte, que em algumas regiões de fronteiras com outros países haverá a necessidade da presença de tropas federais sobretudo em função de uma atividade bastante intensa dos narcotraficantes e do crime organizado que se deslocam através das fronteiras e que podem eventualmente pressionar e intimidar os eleitores. Então, nessas localidades certamente nós teremos tropas federais e, excepcionamente, em uma ou outra localidade onde as forças locais não possam dar conta do recado.

 

Pergunta ? Qual o recado que o senhor teria para quem tentar interferir de uma maneira truculenta dessa nas eleições?

Ministro Ricardo Lewandowski ? O meu recado para eles é que não tentem fazê-lo, porque nós estamos extremamente atentos. A polícia local, a Polícia Federal e as Forças Armadas estão mobilizadas e não haverá essa hipótese de interferência de quem quer que seja no processo eleitoral. Salvo esse incidente, que foi isolado, raro na história do país, nós estamos esperando eleições absolutamente tranquilas e o desenrolar do processo eleitoral desde o início deste ano até o presente momento demonstra isso com muita clareza. As Cortes eleitorais em todo o país estão funcionando, a cúpula do Poder Judiciário também, estamos todos fazendo sessões extraordinárias para julgarmos todos os recursos. Nós não estamos esperando nenhum incidente daqui para a frente.

 

Pergunta ? Não seria o caso de reforçar a segurança de todos os presidentes dos TREs e também dos desembargadores?

Ministro Ricardo Lewandowski ? Talvez seja. Na verdade, o juiz brasileiro é um juiz muito despojado, um juiz de grande coragem física e, em geral, dispensa toda a segurança. Nós vamos, sem dúvida nenhuma, cogitar de reforçar a segurança dos juízes eleitorais, não apenas dos presidentes, mas todos que atuam no processo eleitoral, sobretudo naquelas áreas onde haja o risco maior da segurança física dos magistrados.

 

Pergunta ? O que o presidente do TRE-SE lhe relatou?

Ministro Ricardo Lewandowski ? Evidentemente o presidente ficou surpreso com o atentado. De manhã estava saindo de sua casa e o seu carro foi atingido por mais de 30 tiros, de diversos calibres, inclusive tiros de escopeta. O desembargador conseguiu se abaixar na hora do atentado, mas seu motorista, como nós sabemos, foi mais severamente atingido, mas ele assegurou que está bem fisicamente e estaria cogitando, até eventualmente, de comparecer ao Encontro Nacional de Presidente dos Tribunais Regionais Eleitorais, que teremos sexta-feira em Brasília.

 

Pergunta ? inaudível

Ministro Ricardo Lewandowski ? Por enquanto não levantou nenhuma suspeita, mas tanto a Polícia Federal quanto a polícia local estão explorando todas as possibilidades, todas as hipóteses, desde crime por motivação eleitoral até um crime que tenha motivação não eleitoral ou comum. Não estamos descartando nenhuma hipótese.

 

Pergunta ? O senhor sabe se o carro era blindado?

Ministro Ricardo Lewandowski ? O carro não era blindado, ficou totalmente perfurado, vocês poderão ver as fotografias. O nosso presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe escapou por um milagre.

Em Campo Grande

Shoppings, escola e Corpo de Bombeiros são pontos de vacinação nesse fim de semana

Doses disponíveis são voltadas para imunização contra a gripe; confira os grupos que podem se vacinar

20/04/2024 08h21

Idosos, gestantes e crianças a partir de seis meses estão entre o público-alvo. Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Em Campo Grande, dois shoppings, três unidades de saúde, uma escola municipal e o Quartel Central do Corpo de Bombeiros são os pontos itinerantes disponíveis para a vacinação contra a gripe nesse sábado (20). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), até o momento, aproximadamente 43 mil pessoas foram imunizadas, o que representa quase 15% do público-alvo.

O município deu início à vacinação contra a doença no dia 21 de março, antecipando o calendário nacional. A expectativa é vacinar ao menos 90% do público prioritário, estimado em cerca de 300 mil pessoas em Campo Grande. Inicialmente, a campanha deve ocorrer até o dia 31 de maio, conforme o cronograma do Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, reforça a importância das pessoas buscarem as unidades para se vacinar. “É fundamental que as pessoas que pertencem aos públicos prioritários busquem as unidades para se vacinar. A vacina é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou.

A profissional da saúde explica ainda que a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, sendo este um vírus de elevada transmissibilidade com distribuição global. "A tendência é de disseminação fácil, resultando em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias”, complementa Rosana.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra três tipos de cepas de vírus em combinação: a. A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09; b. A/Thailand/8/2022 (H3N2); c. B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), conforme a Instrução Normativa (IN) no 261, de 25 de outubro de 2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Onde se vacinar?

20 de abril (sábado)

  • Shopping Norte Sul – 10h às 18h
  • Shopping Bosque dos Ipês – 10h às 17h
     
  • Quartel Central Corpo de Bombeiros – 7h30 às 16h30
     
  • USF Moreninha – 7h30 às17h
  • USF Caiçara – 7h30 às 17h
  • USF Serradinho – 8h às 12h
     
  • E. M Fauzi Gattas Filho – 8h às 12h

21 de abril (domingo)

  • Shopping Norte Sul – 11h às 19h
  • Shopping Bosque dos Ipês – 10h às 17h
     
  • Quartel Central Corpo de Bombeiros – 7h30 às 16h30

Grupos prioritários

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Pessoas de 60 e mais
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Indígenas vivendo fora de terra indígena
  • Indígenas vivendo em terra indígena
  • Trabalhadores de saúde
  • Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos)
  • Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)
  • População privada de liberdade (18 anos e mais)
  • Funcionário do sistema de privação de liberdade
  • Comorbidades
  • Professores
  • Pessoas em situação de rua
  • Forças de segurança e salvamento
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso
  • Trabalhadores portuários

Saúde

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Medida está em vigor desde 2009

19/04/2024 20h00

Sarahjohnson/ Pixabay

Continue Lendo...

A maioria dos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) votou nesta sexta-feira (19) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no Brasil. Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos por qualquer meio, em vigor desde 2009. 

Dos cinco diretores, três votaram a favor da proibição. Faltam os votos de dois diretores.

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), conhecidos como cigarros eletrônicos, são chamados de vape, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn (tabaco aquecido). Dados do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel 2023) revelam que 4 milhões de pessoas já usaram cigarro eletrônico no Brasil, apesar de a venda não ser autorizada.

O diretor-presidente da Anvisa e relator da matéria, Antonio Barra Torres, votou favorável à manutenção da proibição desses dispositivos.

“O que estamos tratando, tanto é do impacto à saúde como sempre fazemos, e em relação às questões de produção, de comercialização, armazenamento, transporte, referem-se, então, à questão da produção de um produto que, por enquanto, pela votação, que vamos registrando aqui vai mantendo a proibição”.

Antonio Barra Torres leu por cerca de duas horas pareceres de 32 associações científicas brasileiras, os posicionamentos dos Ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Fazenda e saudou a participação popular na consulta pública realizada entre dezembro de 2023 e fevereiro deste ano, mesmo que os argumentos apresentados não tenham alterado as evidências já ratificadas pelos diretoras em 2022.
Em seu relatório, Barra Torres se baseou em documentos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da União Europeia, em decisões do governo da Bélgica de proibir a comercialização de todos os produtos de tabaco aquecido com aditivos que alteram o cheiro e sabor do produto. Ele citou que, nesta semana, o Reino Unido aprovou um projeto de lei que veda aos nascidos após 1º de janeiro de 2009, portanto, menores de 15 anos de idade, comprarem cigarros.

Ele mencionou ainda que a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (U.S Food and Drug Administration) aponta que, mesmo com a fiscalização, há comércio ilícito desses produtos.

O diretor ainda apresentou proposições de ações para fortalecimento do combate ao uso e circulação dos dispositivos eletrônicos de fumo no Brasil. 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).