Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

15 INSTITUIÇÕES

Escolas recebem 291 instrumentos musicais na Capital

Escolas recebem 291 instrumentos musicais na Capital
24/02/2014 07:46 - Notícias MS


Quinze escolas estaduais localizadas em Campo Grande receberão 291 instrumentos musicais para a formação de bandas e fanfarras. A entrega será realizada nesta segunda-feira (24), às 8h30min, na Escola Estadual Joaquim Murtinho. Os kits serão entregues pelo governador André Puccinelli e pelo presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Calheiros. A ação integra o “Programa de Fomento às Bandas e Fanfarras”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura.

“O desenvolvimento e a disseminação da prática da música instrumental em nosso Estado necessita do apoio da administração estadual. Por conta disso, em 2008, a Fundação de Cultura deu início ao programa de fomento às bandas e fanfarras. Uma das ações desse programa é a entrega de instrumento para a formação de novas agremiações”, afirma Américo Calheiros. “Um instrumento musical pode modificar vidas. Para o governo do Estado, investir nesse tipo de ação é uma forma de harmonizar os aspectos artísticos e sociais e fortalecer a nossa cultura”, acrescenta.

Após a solenidade de segunda-feira, a Fundação de Cultura terá completado a entrega de 1881 instrumentos musicais a 150 corporações sul-mato-grossenses. Ainda em 2014 serão repassados mais 337 instrumentos a outras 11 bandas e fanfarras do Estado – totalizando 2.218 nos dois mandatos do governador André Puccinelli. O investimento estimado é na ordem de R$ 1,5 milhão.

Circuitos de apresentação
Além da entrega de instrumentos, a administração estadual, também tem promovido circuitos de apresentação das bandas e fanfarras no interior de Mato Grosso do Sul. Até o momento foram realizadas sete edições do circuito com sete etapas cada um – num total de 49 apresentações em pouco mais de 40 municípios do Estado. Em cada edição 12 corporações musicais se apresentaram para um público total estimado em 50 mil pessoas.

Confira abaixo a relação das escolas estaduais contempladas com os kits de instrumentos musicais para formação de suas bandas e fanfarras:

Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge – Moreninhas
Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira – Tijuca
Escola Estadual Lino Vilachá – Bairro Nova Lima
Escola Estadual Marçal De Souza Tupã Y – Bairro Los Angeles
Escola Estadual Pe. Mario Blandino – Bairro Aero Rancho
Escola Estadual Ada Teixeira Dos Santos Pereira – Bairro Campo Belo
Escola Estadual Profª Élia França Cardoso – Bairro São Conrado
Escola Estadual Profª Flavina Maria Da Silva – Jardim Botafogo
Escola Estadual Profª Thereza De Noronha De Carvalho – Parque Lageado
Escola Estadual Profº Ulisses Serra – Núcleo Industrial
Escola Estadual Zélia Quevedo Chaves – Parque Iraci Coelho Neto
Escola Estadual Neyder Suelly Costa Vieria – Bairro Aero Rancho
Escola Estadual Profª Alice Nunes Zampiere – Jardim Panamá
Escola Estadual Fausta Garcia Bueno – Bairro Coophasul
Escola Estadual Sebastião Santana De Oliveira – Bairro José Abraão

Felpuda


Partido está aos poucos montando a que vem sendo chamada de “chapa do quartel”, pois os pré-candidatos são oriundos da caserna. Há quem diga que os dirigentes da legenda ainda estão querendo pegar carona no “fenômeno Bolsonaro”, esquecendo-se que o presidente, embora vindo da área militar, está na política há 30 anos e o seu programa de governo agradou 57,7 milhões de eleitores. Dizem que tchurminha será obrigada a adicionar mais ingredientes no currículo, senão...