Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 14 de dezembro de 2018

Nacional

Escolas podem se cadastrar na Olimpíada de Astronomia até amanhã

30 MAR 2011Por Agência Espacial Brasileira15h:45

As escolas que desejam participar da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) têm até esta quinta-feira (31) para se cadastrar no site oficial da iniciativa.

As escolas que participaram da última olimpíada não precisam se recadastrar. Este ano, a OBA será realizada no dia 13 de maio.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Eletrobras Furnas.

Concorrem alunos de todas as séries dos ensinos fundamental e médio, em todo o território nacional.

Os objetivos da olimpíada são fomentar o interesse dos jovens pela astronomia e pela astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Segundo o coordenador nacional da OBA, João Batista Canalle, 16 mil escolas receberão as provas este ano.

“Sabemos, por nossa experiência anterior, que apenas metade delas de fato aplicará, corrigirá e devolverá as provas para nós”, disse Canalle.

O coordenador explicou, também, que cerca de 100 alunos por escola fazem a prova. “Esperamos quase 800 mil alunos na XIV OBA”, afirmou.

Todos os estudantes e professores participantes recebem um certificado. Os 30 mil que se destacam são agraciados com medalhas.

“Enviamos, também, para cada escola participante, um pacote contendo exemplares da revista Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças.

Neste ano, enviaremos um exemplar do livro “Fascínio do Universo” e mais alguns itens que conseguirmos em doação de editoras”, contou Canalle.

Os 60 alunos mais bem colocados nas questões de astronáutica da OBA e seus professores serão selecionados para participarem da Jornada Espacial, que é realizada em São José dos Campos (SP).

O evento visa despertar nos jovens o interesse pela área espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com pesquisadores das áreas de astronomia e astronáutica.

Os alunos bem colocados na OBA são, ainda, convidados a participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, da Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica, da Jornada de Foguetes e da Jornada de Energia.

“Com a OBA, conseguimos interagir com os professores por meio das provas, do material de ensino, das atividades práticas, entre outros”, contou Canalle.

Segundo ele, a olimpíada promoveu, também, a aproximação entre astrônomos profissionais e amadores e as escolas.

“Creio que estamos conseguindo motivar alunos a estudarem mais astronomia e astronáutica.

Talvez alguns destes participantes pensem em continuar seus estudos nessas áreas ou em ciências exatas”, concluiu o coordenador.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também