Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Escolas particulares vão à Justiça contra lei de cotas

10 AGO 12 - 05h:00agencia brasil

A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) afirmou nesta quinta-feira (9) que pretende entrar com uma ação na Justiça para questionar o ajuste social que a nova Lei das Cotas para faculdades federais pretende realizar.

O Senado aprovou na quarta-feira a Lei das Cotas , que prevê que 50% das vagas de todos os cursos oferecidos pelas entidades federais sejam reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Parte dessas vagas devem ser dedicadas à negros, pardos e índios e outra parcela para alunos de famílias com renda abaixo de 1,5 salário mínimo.

A presidente da Fenep, Amábile Pacios, disse que a lei desrespeita a igualdade de acesso que deve existir para toda a população. De acordo com Amábile, caso a sanção ocorra, o governo federal irá reconhecer que oferece um ensino público de má qualidade, incapaz de preparar seus alunos para o vestibular.

"As escolas particulares deveriam ser uma escolha da família, e no Brasil é a única opção para os alunos que desejam ser aprovados em vestibulares mais rigorosos, como o das universidades federais. A lei não só desrespeita a igualdade de acesso como facilita a entrada de apenas uma parcela dos estudantes brasileiros", argumentou Amábile.

A presidente Dilma Rousseff tem até 15 dias para sancionar o texto, que também foi rebatido pelos reitores das universidades federais, que alegam perder a autonomia universitária com a medida. A Fenep pretende entrar com uma ação na Justiça assim que a aprovação da lei acontecer.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Maioria do STF decide reduzir pena do ex-presidente Lula
CASO DO TRIPLEX

Maioria do STF decide reduzir pena do ex-presidente Lula

Trad solicita ampliação do sinal de internet e telefonia móvel
MELHORIAS MS

Trad solicita ampliação do sinal de internet e telefonia móvel

Veículos em pátio de leiloeira são alvos de furto de peças na Capital
CAMPO GRANDE

Veículos em pátio de leiloeira têm peças furtadas na Capital

Traficante contratava “mulas” para <br>o transporte de drogas na fronteira
OPERAÇÃO APLIQUE

Traficante contratava “mulas” para
o transporte de drogas na fronteira

Mais Lidas