Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

capital

Escolas municipais recebem obras do “Almirante Negro”

3 JUN 2011Por Da Redação12h:38

As 98 escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande vão receber o acervo da história de João Cândido Felisberto, também conhecido como o "Almirante Negro". O acervo contém livros, DVDs e cartilhas que serão divididos entre as escolas.

A doação foi feita ontem (2) à prefeitura, pelo Banco do Brasil em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Petrobrás e Associação Cultural do Arquivo Nacional.

A proposta do projeto é resgatar, difundir e preservar a memória cultural brasileira, homenageando personalidades ou fatos que contribuíram para a transformação social e a construção da cultura do país.

João Cândido

O militar brasileiro ganhou projeção como líder da revolta da Chibata (ocorrida na baía da Guanabara em 1910). Ele assumiu o comando da esquadra revoltada, que pleiteava a abolição dos castigos corporais na marinha de guerra brasileira, conseguindo controlar o motim e cessar as mortes. Era considerado, pelos seus pares, um marinheiro experiente, elogiado pelas habilidades de timoneiro e com bom trânsito entre os oficiais e os próprios companheiros da Marinha.

João Cândido nasceu no município de Encruzilhada, no Rio Grande do Sul, em 1880 e morreu em 1969, aos 89 anos, pobre e esquecido, na cidade do Rio de Janeiro.

(Com informações da Prefeitura Municipal)


 

Leia Também