Cidades

LANÇAMENTO DO CARNAVAL

A+ A-

Escolas entram no ritmo do samba para o domingo

Escolas entram no ritmo do samba para o domingo

DANIEL CAMPOS

01/02/2014 - 12h15
Continue lendo...

Oficialmente o carnaval de Campo Grande só começa no domingo, com o lançamento da festa nos altos da Avenida Afonso Pena, às 18h, mas as escolas de samba anteciparam suas programações e abrem os barracões hoje, amanhã e domingo para receber o público.

“O objetivo é deixar os campo-grandenses afinados e com a letra dos sambas-enredos decorada”, afirma o presidente do Igrejinha Paulo Thomaz.

Segundo o carnavalesco, a agremiação realiza neste fim de semana programação toda, com início às 18h30min, na nova sede da escola – Avenida Ernesto Geisel, s/n – em frente ao CTG Farroupilha. Com a participação de toda comunidade envolvida no desfile.

Sem ficar para trás, a Unidos da Vila Carvalho organiza o “Pagode da vila”. Na sexta, às 20h, na Avenida Joaquim Manoel de Carvalho, 395, a escola comanda a festa com a bateria “Poderosa” e suas passistas. No sábado, às 16h, a festividade conta com a presença dos grupos Samba Di Prima e Sampri. No domingo, também a partir das 16h, a bateria se une aos pagodeiros do Questão de Gosto.

Já a Deixa Falar apresenta ao público, no Centro Comunitário do Bairro Coophatrabalho, ao lado do Posto Policial, especialmente neste fim de semana, o seu esquema de carnaval no sábado, às 19h, com a presença de toda a escola e seus blocos.

Lançamento

O lançamento oficial do carnaval está marcado para este domingo na Cidade do Natal, às 18h. Para o evento, está confirmada a presença das seis escolas do grupo especial, três do grupo de acesso e a bateria formada por crianças.

O grupo Tambores Vento Bom, sob a batuta de Chico Simão e Nola Pompeo, está confirmado para abrir as apresentações das agremiações.

De acordo com o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande, Eduardo de Souza Neto, “o lançamento será uma boa oportunidade dos campo-grandenses conhecerem os sambas-enredos das escolas da Capital para 2014”.

O evento marca também o início oficial da temporada dos pré-carnavais nas escolas de samba na cidade.

 Os desfiles em Campo Grande estão confirmados para os dias 3 e 4 de março, na Avenida Alfredo Scaff, próximo à praça do Papa.

Blocos

Os blocos de rua invadem às ruas no fim de semana da Capital. O Grito de Carnaval ocupa a cidade com festa e descontração para os foliões campo-grandenses. Além de resgatar a antiga tradição carnavalesca, os responsáveis pela festividade, levam ao público muito samba e marchinhas de carnaval. Hoje, na Casa Vai ou Racha – Rua 14 de julho, 4113 –, a festa está sobre o comando do Teatro Imaginário Maracangalha, a partir das 17h. 

Amanhã, a partir das 15h, na Vila Ferroriária, o Cordão Valu dá seus primeiros passos, na Rua General Melo, 91, no bar Zé Carioca. À noite, a partir das 23h, o Rockers Bar – Avenida Manoel da Costa Lima, 34 –, ao som da banda Dona Nega, dá continuidade à festividade. Além da festa, o concurso de torcidas promete agitar os foliões. Os organizadores esperam muita festa e diversão dos presentes.

 

Jornalistas

A imprensa campo-grandense tem um novo local para disparar seu gole de desfaçatez. Com o compromisso de criar um momento de descontração e dar a oportunidade de os próprios jornalistas da cidade se encontrarem fora das redações, os profissionais lançam amanhã o mais novo cordão “Bloco do bloquinho – A imprensa que eu gosto”, no Palhoça’s Bar – Rua Professor Severino Ramos de Queiroz, 553 –, às 15h.

Além de proporcionar aos profissionais da categoria uma chance de participar do carnaval, tendo em vista que os jornalistas trabalham na cobertura do evento, o bloco tem como objetivo de resgatar velhas tradições, como os blocos de ruas que invadiam a cidade.

O som fica por conta dos músicos do bar, e seu repertório contará com marchinhas. O bloco é mais uma opção de festa em Campo Grande, que pretende em 15 dias reunir novamente a imprensa. Para o carnaval está programado um desfile.

 

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).