Sábado, 16 de Dezembro de 2017

LANÇAMENTO DO CARNAVAL

Escolas entram no ritmo do samba para o domingo

1 FEV 2014Por DANIEL CAMPOS12h:15

Oficialmente o carnaval de Campo Grande só começa no domingo, com o lançamento da festa nos altos da Avenida Afonso Pena, às 18h, mas as escolas de samba anteciparam suas programações e abrem os barracões hoje, amanhã e domingo para receber o público.

“O objetivo é deixar os campo-grandenses afinados e com a letra dos sambas-enredos decorada”, afirma o presidente do Igrejinha Paulo Thomaz.

Segundo o carnavalesco, a agremiação realiza neste fim de semana programação toda, com início às 18h30min, na nova sede da escola – Avenida Ernesto Geisel, s/n – em frente ao CTG Farroupilha. Com a participação de toda comunidade envolvida no desfile.

Sem ficar para trás, a Unidos da Vila Carvalho organiza o “Pagode da vila”. Na sexta, às 20h, na Avenida Joaquim Manoel de Carvalho, 395, a escola comanda a festa com a bateria “Poderosa” e suas passistas. No sábado, às 16h, a festividade conta com a presença dos grupos Samba Di Prima e Sampri. No domingo, também a partir das 16h, a bateria se une aos pagodeiros do Questão de Gosto.

Já a Deixa Falar apresenta ao público, no Centro Comunitário do Bairro Coophatrabalho, ao lado do Posto Policial, especialmente neste fim de semana, o seu esquema de carnaval no sábado, às 19h, com a presença de toda a escola e seus blocos.

Lançamento

O lançamento oficial do carnaval está marcado para este domingo na Cidade do Natal, às 18h. Para o evento, está confirmada a presença das seis escolas do grupo especial, três do grupo de acesso e a bateria formada por crianças.

O grupo Tambores Vento Bom, sob a batuta de Chico Simão e Nola Pompeo, está confirmado para abrir as apresentações das agremiações.

De acordo com o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande, Eduardo de Souza Neto, “o lançamento será uma boa oportunidade dos campo-grandenses conhecerem os sambas-enredos das escolas da Capital para 2014”.

O evento marca também o início oficial da temporada dos pré-carnavais nas escolas de samba na cidade.

 Os desfiles em Campo Grande estão confirmados para os dias 3 e 4 de março, na Avenida Alfredo Scaff, próximo à praça do Papa.

Blocos

Os blocos de rua invadem às ruas no fim de semana da Capital. O Grito de Carnaval ocupa a cidade com festa e descontração para os foliões campo-grandenses. Além de resgatar a antiga tradição carnavalesca, os responsáveis pela festividade, levam ao público muito samba e marchinhas de carnaval. Hoje, na Casa Vai ou Racha – Rua 14 de julho, 4113 –, a festa está sobre o comando do Teatro Imaginário Maracangalha, a partir das 17h. 

Amanhã, a partir das 15h, na Vila Ferroriária, o Cordão Valu dá seus primeiros passos, na Rua General Melo, 91, no bar Zé Carioca. À noite, a partir das 23h, o Rockers Bar – Avenida Manoel da Costa Lima, 34 –, ao som da banda Dona Nega, dá continuidade à festividade. Além da festa, o concurso de torcidas promete agitar os foliões. Os organizadores esperam muita festa e diversão dos presentes.

 

Jornalistas

A imprensa campo-grandense tem um novo local para disparar seu gole de desfaçatez. Com o compromisso de criar um momento de descontração e dar a oportunidade de os próprios jornalistas da cidade se encontrarem fora das redações, os profissionais lançam amanhã o mais novo cordão “Bloco do bloquinho – A imprensa que eu gosto”, no Palhoça’s Bar – Rua Professor Severino Ramos de Queiroz, 553 –, às 15h.

Além de proporcionar aos profissionais da categoria uma chance de participar do carnaval, tendo em vista que os jornalistas trabalham na cobertura do evento, o bloco tem como objetivo de resgatar velhas tradições, como os blocos de ruas que invadiam a cidade.

O som fica por conta dos músicos do bar, e seu repertório contará com marchinhas. O bloco é mais uma opção de festa em Campo Grande, que pretende em 15 dias reunir novamente a imprensa. Para o carnaval está programado um desfile.

 

Leia Também