Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sábado, 17 de novembro de 2018

CORUMBÁ

Escavações para fiação revelam objetos históricos no Porto Geral

16 AGO 2012Por DIÁRIO ONLINE18h:00

Garrafas, pedaços de porcelana e um cravo (espécie de prego) são exemplos de alguns materiais encontrados durante a escavação para as obras de embutimento de fiação elétrica e cabos telefônicos na região do Casario do Porto Geral de Corumbá.

Por se tratar de uma área de grande apelo histórico, as intervenções têm sido acompanhadas pelo técnico em arqueologia do IPHAN, Divaldo Rocha Sampaio, que orientou os operários quanto à atenção redobrada com a área.

"Da mesma forma que tem um painel explicando a importância dessa obra para o porto, os trabalhadores já foram orientados a tomar cuidado, escavar com mais cuidado e se encontrarem vestígios arqueológicos nos informarem", disse ao explicar que a realização dessa obra implica em ação que não é feita em obras comuns.

Todo o revolvimento de solo está sendo acompanhado pelos técnicos do IPHAN. Os sedimentos estão sendo peneirados para recuperar algum indício arqueológico que esteja presente e estão sendo observadas nas escavações estruturais que possam ocorrer", disse ao explicar que a região tem duas áreas distintas para a análise do material que vem sendo coletado.

Uma das maiores peças encontradas na área de escavação é uma garrafa de grés, material intermediário entre a cerâmica e a louça. Apesar de o material ter sido encaminhado para laboratório a fim de precisar sua origem, Divaldo acredita se tratar de uma peça utilizada no final do século XIX.

O técnico afirma que o material coletado após catalogado e identificado irá compor acervo do IPHAN, devendo ficar exposto na própria sede do escritório técnico em Corumbá e na Casa da Cultura, espaço que está sendo construído, em Campo Grande.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também