Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Erupção de vulcão provoca retirada de 19 mil no oeste da Indonésia

Erupção de vulcão provoca retirada de 19 mil no oeste da Indonésia
31/12/2013 19:00 - folhapress


Mais de 19 mil pessoas precisaram ser retiradas de vilarejos na ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, após um novo aumento da atividade do vulcão Monte Sinabung, que está há meses em erupção. Desde novembro, o Conselho Nacional para a Gestão de Desastres decretou alerta máximo na região.

O órgão divulgou em seu último relatório que 19.126 pessoas foram levadas para 31 centros de evacuação estabelecidos pelo governo local. O governo enviou policiais e militares para as áreas de risco para retirar os moradores que ainda insistem em ficar em suas casas.

A atividade voltou a aumentar na noite de ontem, quando pedras e cinzas foram lançadas e provocaram uma coluna de poeira e fumaça que chegou a 7.000 metros de altitude.

A Indonésia está localizada sobre o chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 são qualificados como perigosos. 

Felpuda


Paixão política que extrapola o bom senso, chega nas redes sociais e se transforma em baixaria pode resultar em prejuízo no bolso. Isso foi o que aconteceu com autor de texto nada elogioso contra colega por diferenças em apoio a candidatos nas eleições de 2016. O dito-cujo foi condenado a pagar indenização de R$ 7 mil, com correção monetária e juros mensais a partir da publicação da sentença, além dos honorários advocatícios. Detalhe: os adversários daquela época hoje andam de braços dados. Pode?