Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SEU BOLSO

Enersul quer reajuste de 12,65% na tarifa de energia elétrica a partir de abril

Enersul quer reajuste de 12,65% na tarifa de energia elétrica a partir de abril
10/03/2014 18:29 - Gabriel Maymone e Rosana Siqueira


A Enersul enviou relatório para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pedindo reajuste de 12,65% na tarifa de energia elétrica em Mato Grosso do Sul para ser aplicado a partir de 8 de abril. A decisão, porém, fica a cargo da Aneel. Isso significa que, se o cliente paga hoje uma conta de R$ 150, com o reajuste, o valor saltaria para R$ 168,9.

Segundo as projeções enviadas pela concessionária de energia, o principal responsável pelo aumento é o alto custo de funcionamento das usinas termoelétricas, que foram acionadas em 2013 e que devem continuar funcionando em 2014 para contrabalançar a diminuição de energia produzida pelas usinas hidroelétricas.

Esse problema decorre tanto da falta circunstancial de chuvas quanto de obstáculos impostos no passado à construção de novas usinas dotadas de reservatórios com capacidade de armazenar água na época de chuvas fartas para uso nas estiagens.

Ainda conforme a Enersul, caso a condição climática fosse favorável, o aumento seria de 4,87%, abaixo da inflação de 5,95% (IGPM). 

Felpuda


Ao que tudo indica, partido teria criado “racha” apenas visando jogar para a plateia, e, assim, quem estava com a corda toda anunciou que se prepara para o desembarque. Nos bastidores o que se ouve é que o tal fundo partidário seria o motivo da desavença e que quem nunca comeu mel quando come se lambuza. Só que não. A estratégia é continuar “dono” da atual legenda e “tomar a frente” de partido que está em fase embrionária. Tudo inspirado na “velha política”.