Campo Grande - MS, terça, 14 de agosto de 2018

ANEEL

Enersul atualiza planilha e tarifa de energia pode subir 17,56% no Estado

25 MAR 2011Por ROSANA SIQUEIRA13h:03

A Enersul encaminhou hoje à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) planilha atualizada sobre o cálculo do reajuste tarifário, que deverá vigorar a partir do dia 8 de abril. Os dados enviados pela distribuidora de energia preveem que a tarifa seja reajustada em 17,56% em Mato Grosso do Sul. Valor um pouco inferior a da primeira planilha apresentada que era de 19,3%.

Segundo a assessoria de imprensa da Enersul o índice caiu por conta da atualização da inflação medida pelo IGPM. O índice é composto de 7,90% do Reajuste Econômico, sendo 4,03% relativos ao aumento de itens não gerenciáveis pela empresa, como energia comprada, encargos setoriais e transporte de energia; e, 3,87% relativos aos itens gerenciáveis, que abrangem operação, manutenção e ampliação do sistema elétrico e do atendimento; 4,47% de componentes financeiros, que incluem os programas oficiais, como subsídios para consumidores de baixa renda, geração renovável, irrigação e programa Luz para Todos que, entre outros; e 5,18% de componentes financeiros que haviam sido incorporados ao reajuste de 2010, contemplando, entre outros itens, a devolução de valores da revisão tarifária de 2003. Vale lembrar que este índice ainda pode mudar.

Os números finais, ajustados pela própria ANEEL, deverão ser divulgados até o dia 08 de abril de 2011, e aprovados em reunião de diretoria da agência.

Leia Também