Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

NOVA PROVA

Enem: Rotina de estudos e diálogo familiar são essenciais

27 NOV 2010Por DA REDAÇÃO19h:00

A realização de novas provas de Ciências Humanas e da Natureza para os alunos prejudicados por erros de impressão no Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem), ocorridos no início de novembro, traz à tona a preocupação de estudantes e pais em como lidar com a pressão psicológica do momento. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o exame será aplicado no dia 15 de dezembro.

Para o psicólogo Fernando Elias José, os estudantes não devem focar apenas no Enem, mas também em manter uma rotina de estudos que abranja os demais concursos em andamento. “Entrar em desespero e na agitação coletiva só atrapalha a concentração. O candidato precisa ter em mente que está bem preparado e levar em conta seu histórico de estudo”, afirma o especialista.

1) O estudante deve acompanhar as notícias ou apenas informar-se sobre a nova data de realização da prova?

É um erro querer acompanhar todas as notícias sobre o assunto, pois só vai distrair o candidato de seu verdadeiro objetivo. Agora que uma data já foi agendada, é preciso focar na agenda de estudos e manter a calma.

2) Quem foi bem na primeira prova pode ser prejudicado desta vez pela pressão? O que fazer?

Com certeza, pois as condições psicológicas são outras, cada prova é uma prova. A dica para quem conseguiu uma boa nota é buscar se tranqüilizar com o conhecimento já adquirido. Também é interessante fazer uma análise da prova anterior, para entender onde errou e o porquê.

3) E como os pais devem lidar com a ansiedade do novo exame?

O melhor sempre é buscar o diálogo. Muitas vezes, os pais acreditam que sabem como ajudar seus filhos, mas acabam atrapalhando o processo. Sugiro uma conversa franca, para saber exatamente de que forma o estudante precisa do apoio familiar.
 

Leia Também