Campo Grande - MS, terça, 14 de agosto de 2018

Carreira

Empresas vão às faculdades em busca de talentos para preencher suas vagas

11 ABR 2011Por IG19h:00

As feiras de carreiras e empregos que acontecem em quase todas as faculdades juntam a vontade dos estudantes em conseguir uma boa vaga de estágio ou trainee com a necessidade cada vez maior e urgente das empresas de mostrar suas oportunidades e escolher os jovens talentos para seus programas de formação profissional. O calendário desses eventos, que podem receber o nome de feira de estágio, de talentos ou semana de cultura empresarial, entre outros, está concentrado em dois meses: maio e agosto.

Mas como o interesse por esses universitários tem aumentado, os eventos este ano começam em abril e se estendem até outubro, com inovações, como feira para summer job, voltada só para empregos nas férias, e promoções como o working day, cujo prêmio é uma visita às empresas com possibilidade de emprego. O iG Estágio e Trainee falou com os promotores desses eventos, listou as principais feiras já confirmadas e levantou dicas sobre como aproveitar melhor essas oportunidades de falar com o departamento de recursos humanos das principais empresas do país.

A principal dica de professores e recrutadores para os estudantes é não se deixar levar pela constatação de que o mercado está aquecido com muitas ofertas de vagas e com uma aparente vantagem para os universitários. Segundo eles, é bom ficar atento porque também as empresas não baixam, pelo contrário aumentam, suas exigências a cada ano. Cresceu a procura pelos estagiários e trainees, mas mesmo em programas, como da Boticário, que dobram de tamanho a relação candidato/vaga fica cada vez maior.

Descubra tudo sobre a empresa – A maioria das feiras possibilita que o universitário faça sua inscrição nos programas das empresas. Mas especialistas dizem que o mais importante desses eventos é a possibilidade de conhecer e avaliar essas empresas. Vale a pena participar dessas feiras de carreiras para tirar todas as informações que puder sobre a empresa, seus valores, sua política de carreira e do processo de seleção, diz a gerente de desenvolvimento de carreira do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Maria Ester Pires da Cruz.

O melhor, segundo ela, é aproveitar a oportunidade para conhecer tudo sobre a empresa e ver se é ali que você quer iniciar sua carreira. “A primeira seleção é a do candidato que escolhe onde irá se inscrever”, diz. Ela também dá a dica de cinco assuntos que o estudante deve perguntar aos representantes das empresas, além do salário:

* O que a empresa faz, que serviços presta.
* Como é o programa de trainee ou estágio, peça para os expositores descreverem cada passo, que tipo de projeto será desenvolvido pelos participantes, quais os cursos e treinamentos estão previstos, como é a avaliação.
* Como é a política de efetivação dos estagiários e de promoções na empresa, se tem um plano de carreira.
* Qual é a cultura da empresa, seus valores, sua missão. (muito importante para o processo seletivo).
* Quais os benefícios previstos, horários e período de férias.

Currículo e networking - A participação nas feiras também é a oportunidade de se preparar para o recrutamento que o candidato vai enfrentar. De acordo com a gerente da Page Talent, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de estágio e trainee do país, o universitário tem a chance nesses eventos de conhecer os profissionais de recursos humanos das empresas ou os recrutadores das consultorias antes de encontrá-los em uma dinâmica ou entrevista de seleção.”É a hora de fazer um networking, uma rede de relacionamentos, mostrar interesse, perguntar sobre a vaga, um bom momento para deixar sua marca, que poderá ser lembrada na seleção”, diz.

Ela conta também que os candidatos podem tirar dúvidas sobre elaboração de currículos, postura nas dinâmicas, redes sociais e entrevistas e até sobre a carreira. A gerente da Page dá cinco dicas para o estudante aproveitar bem as feiras em sua preparação para o recrutamento:

Prepare-se - “Saiba que empresas vão participar da feira, estude cada uma, entre no site, pesquise o setor, procure saber como é a carreira nessas empresas. Tudo isso antes do evento.”
 

Prioridades - “Para não correr o risco de deixar de visitar uma empresa com uma boa oportunidade, tire desse levantamento sobre os participantes da feira quais são as suas preferências, quais estandes você não pode deixar de visitar. Faça uma lista com as perguntas que fará a cada uma.”
 

Interesse - “Na conversa com os representantes da empresa, procure demonstrar seu interesse em trabalhar ali, demonstre que já sabe alguma coisa, que fez uma pesquisa e pergunte tudo, inclusive salário e benefícios, além do dia a dia do programa, plano de carreira, tudo.”
 

Consultorias - “Não deixe de visitar as consultorias, que representam várias empresas com perfis diferentes. Conheça os profissionais e tire dúvidas sobre os processos de seleção, os programas e as empresas.”


Currículo - “Por mais que as inscrições sejam on line e possam ser feitas depois, leve um currículo, já é uma demonstração de interesse.”

Leia Também